No último domingo (8), o Palmeiras viu as possibilidades de ultrapassar o líder Botafogo se afastar após perder, de virada, para o Santos, por 2 a 1. O revés no clássico ainda ocorreu na ‘ressaca’ da eliminação para o Boca Juniors na semifinal da Libertadores. Com os insucessos nas principais competições, o Alviverde possivelmente terá que se ‘contentar’ com os dois títulos que ganhou em 2023: a Supercopa do Brasil e o Paulistão.
Apesar do ano ter começado com alegria para os palmeirenses, a segunda metade da temporada não correspondeu aos cenário sonhado pelo Verdão. Na última semana, o Palmeiras viu as chances de conquistar mais taças em 2023 praticamente se findarem.
Em meio à disputa das semifinais da Libertadores contra o Boca Juniors, o Alviverde acabou derrotado por Grêmio e Red Bull Bragantino, concorrentes diretos no topo do Brasileirão. Além disso, o Palmeiras terminou empatando os dois jogos diante do clube xeneize e foi eliminado nos pênaltis.
Ainda com o adeus no torneio continental pesando, o Palmeiras sofreu novo revés, desta vez em clássico para o Santos e viu o líder do Brasileirão, Botafogo, se recuperar, voltando a aumentar a distância. Ao final da última rodada do Campeonato Brasileiro, o Alviverde detém somente 2% de chance de ser campeão da competição, segundo cálculo da UFMG.
Fora da Libertadores e com chances matemáticas no Brasileirão, Palmeiras teve início de 2023 animador
A atual temporada começou logo com um título do Verdão, em confronto na Supercopa do Brasil contra o Flamengo. No embate, Verdão e Rubro-Negro entregaram um jogo bem movimentado, com os paulistas levando a melhor por 4 a 3 e ficando com o taça.
Já a segunda conquista ocorreu por depois. No Paulistão, o Palmeiras viu os rivais decepcionarem no estadual e chegou à final contra o Água Santa. Apesar de um surpreendente revés no primeiro jogo, o Alviverde deslanchou na partida derradeira e aplicou goleada por 4 a 0, sagrando-se bicampeão do Campeonato Paulista.
Agora, o Verdão terá dias de preparação para se recuperar do baque sofrido em setembro e início de outubro. O próximo compromisso do Palmeiras será no dia 19 de outubro, contra o Atlético-MG, às 19 horas (de Brasília), no Allianz Parque. Apesar das poucas chances no Brasileirão, o Alviverde busca garantir uma vaga na próxima Libertadores. No momento, o Palmeiras encontra-se na 4ª colocação da Série A, com 44 pontos.

