Prestes a fazer sua estreia no comando do Flamengo, Tite foi realista sobre os objetivos da equipe para a reta final do Campeonato Brasileiro. Em coletiva durante sua apresentação oficial no Rubro-Negro, o ex-treinador da seleção brasileira revelou que título, embora matematicamente possível, é um “sonho”.
“O objetivo principal do Flamengo é a classificação para a Libertadores. Direto. Esse é o objetivo real. A perspectiva de título, que exista matematicamente é sonho. E nós temos realidade em relação a isso. E ela tem um risco porque são nove equipes que estão muito próxima de classificação e de briga por Libertadores. O campeonato está extremamente disputado”, afirmou Tite.
O treinador acertou com o Flamengo na última segunda-feira (9), após ficar dez meses longe do futebol. No Rubro-Negro, Tite tem 12 jogos para garantir a classificação direta para a Libertadores em 2024. Atualmente, a equipe ocupa a quinta posição na tabela com 44 pontos, empatado com Grêmio e Palmeiras, mas atrás nos critérios de desempate.
Como somente os quatro primeiros tem vaga direta no torneio continental, o Flamengo precisa superar um dos quatro adversários que está a sua frente. A equipe de Tite ainda tem jogos diretos contra Grêmio, Bragantino e Palmeiras, que podem definir a classificação.
Para conquistar o título, o Flamengo terá uma missão bem mais complicada. Como notado por Tite, com 36 pontos ainda em disputa, existe a possibilidade matemática de ser campeão. Contudo, para isso, o Rubro-Negro precisa tirar 11 pontos de desvantagem para o líder Botafogo e ainda superar os rivais diretos por vaga na Libertadores nas próximas rodadas.
A primeira “final” de Tite no comando Flamengo acontece nesta quinta-feira (19), quando a equipe visita o Cruzeiro no Mineirão. Se o Rubro-Negro quer a vaga no torneio continental, a Raposa ainda está ameaçada de rebaixamento e promete ser um adversário difícil para a estreia do novo treinador do time da Gávea.

