Home Futebol Benja detona postura da Conmebol com a final da Libertadores: “Não dá”

Benja detona postura da Conmebol com a final da Libertadores: “Não dá”

Apresentador fez duras críticas ao modelo de final única e à desorganização para o jogo entre Fluminense e Boca Juniors

Rogério Guimarães
Rogério Guimarães é editor e redator que atua há mais de dez anos com conteúdos web e impresso de vários segmentos. Formado em Geografia pela USP, Universidade de São Paulo, já trabalhou para agências de publicidade e editoras de material didáticos e técnicos, como FTD, Moderna, Sesi, Senai, Senac entre outras. Atualmente no Torcedores.com.

Em sua conta do Twitter, Benjamim Bach não poupou críticas ao descaso da Conmebol com a tradição do futebol na América Latina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao dizer que “América do Sul querer imitar a Europa!”, Benja se refere ao modelo de final única em campo neutro implantado pela Conmebol em 2019;

E quem estreou o formato foi o Flamengo, que em partida realizada em 23 de novembro, bateu o River Plate (ARG) por 2 X 1 em Lima, Peru.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Essa partida era para ser realizada no Chile, mas por causa da forte onda de protestos no país, o jogo da final foi para a capital peruana.

Apesar da tentativa de dar à competição um ar mais cosmopolita, o formato tem sido muito criticado pelo público, pois distancia os torcedores que não têm condições de viajar para mais longe e acompanhar o time do coração.

Um ano antes do da implantação do modelo de partida única, a Conmebol atingiu o ápice da desorganização e falta de comprometimento com o futebol latino-americano.

PUBLICIDADE

A primeira partida da final entre os rivais históricos Boca Junior e River Plate foi realizada na Bombonera e a segunda planejada para o Monumental de Nuñez, casa do River.

PUBLICIDADE

Contudo, o apedrejamento do ônibus do Boca Juniors modificou o esquema de segurança e forçou o adiamento da partida.

A Conmebol, em vez de escolher outro estádio na Argentina, decidiu mudar o jogo para a Espanha, mais precisamente no Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid.

Benja critica mudanças da Conmebol

Benjamin Back lembrou também da recente mudança da final da Copa Sul-Americana em setembro.

A entidade não divulgou o motivo da alteração, mas a partida continuará no Uruguai. Em vez do Estádio Centenário, em Montevidéu, a decisão entre Fortaleza e LDU Quito será no Campus de Maldonado, em Punta Del Este.

PUBLICIDADE

A polêmica mais recente é sobre a final da Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors, programada para o dia 4 de novembro no Maracanã. O imbróglio envolve Flamengo, Fluminense e a entidade máxima do futebol sul-americano.

A Conmebol exigiu cuidados especiais com o gramado do estádio para não comprometer o jogo da final. Contudo, o rubro-negro quer usar o estádio para garantir bons resultados de bilheteria em embate contra o Red Bull Bragantino. 

Better Collective