Semana cheia para os amantes de futebol: mal a 27ª rodada do Brasileirão terminou, a 28ª já vem aí neste sábado (21). Com o mercado do Cartola aberto, Caio Ribeiro, comentarista da Globo e embaixador do fantasy game, traz suas dicas de escalação para ajudar os cartoleiros a darem aquele gás nos pontos. A partir do painel de dados exclusivos do Gato Mestre, disponível para os assinantes do Cartola PRO, o ex-jogador escolheu um atleta de cada posição, além do técnico. Os times podem ser escalados até as 18h59 (horário de Brasília) deste sábado, um minuto antes do início das partidas que abrem a rodada. Confira as sugestões:
Goleiro – Éverson (Atlético-MG)
Preço baixo, boa média de pontuação no Cartola e atuação em um dos times favoritos da rodada. A união dos três fatores faz com que Éverson surja como uma boa opção nesse momento do campeonato, quando vai defender o Atlético-MG no clássico contra o Cruzeiro, em casa. Com desempenho ascendente na temporada, o Galo venceu quatro das últimas cinco partidas que disputou, tendo tudo para levar a melhor sobre a Raposa, que apresenta performance irregular nos jogos como visitante. Acumulando 72 defesas, o goleiro tem boas chances de auxiliar o seu time a segurar um SG na rodada – e ser pontuado por isso. O duelo contra o Cruzeiro acontece neste domingo (22).
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: 7.96 cartoletas
- Média de pontos: 4.06
- Jogos sem sofrer gols: 11
- Defesas: 72
- Gols sofridos: 21
Lateral – Juninho Capixaba (Bragantino)
Peça importante do elenco do vice-líder do campeonato, Juninho Capixaba vale ser considerado. Vindo em uma sequência de cinco jogos sem perder, o lateral do Bragantino será fundamental para neutralizar o Fluminense na partida deste domingo (22), no Estádio Nabi Abi Chedid. Também pode favorecer o clube paulista o fato de o Tricolor Carioca estar com o foco na final da Libertadores e atravessar uma fase de baixa no campeonato, perdendo três dos últimos cinco confrontos que disputou. Outros fatores para escolher Juninho: tem 56 desarmes em seu histórico e já ajudou seu time com dois gols.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: 11.16 cartoletas
- Média de pontos: 6.99
- Jogos sem sofrer gols: 11
- Assistências: 1
- Desarmes: 56
Zagueiro – Adryelson (Botafogo)
O Botafogo aparece como favorito por mais uma rodada, fazendo com que seja interessante trazer jogadores alvinegros para o game. Dessa vez, a recomendação para a zaga é Adryelson, nome que tem ajudado a consolidar a defesa do Glorioso como uma das mais seguras do Brasileirão 2023. Apesar de seu adversário, Athletico-PR, viver um bom momento no campeonato, o time da Estrela Solitária apresenta forte desempenho nos jogos em casa, o que pode neutralizar o Furacão. Frente a esse cenário, o zagueiro terá boas oportunidades com seus desarmes, que já são 23 até o momento. O encontro Botafogo x Athletico-PR está marcado para este sábado (21).
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: 8.09 cartoletas
- Média: 4.38
- Jogos sem sofrer gols: 14
- Desarmes: 23
- Gols: 1
Meia – Raphael Veiga (Palmeiras)
Apesar da recente má fase do Palmeiras, a principal opção para esta rodada segue sendo Raphael Veiga, meia com a maior média de pontos no Cartola. Na disputa contra o Coritiba, o Verdão terá a chance de recuperar a confiança e voltar a subir na tabela. Com quatro gols e sete assistências, Veiga é a principal opção ofensiva da equipe de Abel Ferreira e terá a chance de conquistar uma boa pontuação.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: 17.69 cartoletas
- Média: 6.93
- Assistência: 4
- Gol: 7
- Faltas sofridas – 41
Atacante – Hulk (Atlético-MG)
No ataque, Hulk vem mostrando o futebol que o levou a ser um dos destaques do Brasileirão nos dois últimos anos. Mesmo jogando um clássico contra o Cruzeiro, é uma das principais opções desta rodada. Além dos dez gols e seis assistências até agora, o atacante atleticano também pontua constantemente com muitas finalizações, são 64 nos 24 jogos em que atuou. Muito participativo nas partidas, já sofreu 80 faltas na competição.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: 19.38 cartoletas
- Média de pontos: 8.58
- Gols: 10
- Assistências: 6
- Finalizações para fora: 34
Técnico – Lúcio Flávio (Botafogo)
O treinador do Botafogo, Lúcio Flávio, vai tentar manter os 100% de aproveitamento desde que assumiu a equipe. Após duas vitórias fora de casa contra Fluminense e América, o Alvinegro volta ao Nilton Santos para encarar o Athletico Paranaense, um dos únicos times para quem perdeu no 1o turno, tentando mostrar que a fase de oscilação já passou e o time segue firme na luta pelo título.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: cartoletas: 11.63
- Média de pontos: 8.00
- Maior pontuação: 9.32
- Vitórias: 2

