Home Futebol Time da Premier League pode perder 12 pontos por violar o fair play financeiro

Time da Premier League pode perder 12 pontos por violar o fair play financeiro

Everton, que está perto de ser comprado por dona da SAF do Vasco, corre risco de punições na liga inglesa; saiba mais sobre o caso

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
Time da Premier League pode perder 12 pontos por violar o fair play financeiro

Premiere League

O Everton está no caminho de ser comprado pela 777 Partners, grupo que detém controle acionário de, entre outros, o Vasco. Mas o clube inglês poderá sofrer punições por violações das regras do Fair Play Financeiro, segundo informação do jornal ‘Daily Telegraph’

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com o jornal, a equipe inglesa corre o risco de perder 12 pontos na tabela da Premier League por conta de tais supostas infrações. Uma delas teria a ver com o fato dos Toffees terem postado em balanços financeiros recentes perdas financeiras maiores do que as permitidas pelas regras da entidade.

No caso, o balanço do Everton nos últimos três anos, foi de que a equipe teria prejuízos de cerca de 304 milhões de libras (R$ 1,8 bilhão), enquanto a Premier League permite em suas regras que os times registrem déficit de 105 milhões de libras (R$ 639 milhões). Neste período, o time azul de Liverpool teve como dono o iraniano Farhad Moshiri.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Uma comissão estaria analisando o assunto e a perda de pontos por parte da equipe pode acontecer, com a liga querendo ‘pressionar’ os integrantes de tal grupo para pedir por tal punição como forma de ‘dar exemplo’ para outros times que podem passar por tais circunstâncias.

O Everton teve sua compra acertada pela 777 em setembro, com esta pendente ainda de aprovação dos clubes da Premier League e de processos de averiguação de seus dirigentes. Mas poderá já enfrentar tal problema quando tiver a aquisição definitiva do clube, que vive nas últimas temporadas momento complicado. Os atuais dirigentes negam tais acusações e devem esperar o final da investigação, que deverá sair até o fim de 2023.

Com sete pontos ganhos, os Toffees estão em 16º lugar na Premier League, três pontos acima do primeiro time no Z-3, o Burnley. Se perderem os 12 pontos, praticamente seu rebaixamento para a Championship poderá estar selado antes mesmo da temporada acabar.

PUBLICIDADE
Better Collective