Foto da taça da Copa Sul-Americana
Neste sábado (28), o Fortaleza vai a campo na arena Domingo Burgueño Miguel, Punta del Este, para enfrentar a LDU na final da Sul-Americana. Além da chance de conquistar seu primeiro título internacional, o Leão do Pici pode entrar para o seleto grupo de clubes do Brasileirão Série A que ganharam a taça.
Dentro os 20 clubes da elite do Campeonato Brasileiro na temporada 2023, 17 deles nunca conquistaram a taça. Em ordem alfabética: América-MG, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e Vasco.
Por sua vez, somente três integrantes da primeira divisão do Brasileirão foram campeões do torneio continental. A Chapeconse, atualmente na Série B, também tem o título, por conta de um fair play solene do Atlético Nacional e da Conmebol após a tragédia áerea com o clube catarinense.
O Internacional foi o primeiro, em 2008, seguido por São Paulo, em 2012, Chapecoense, em 2016, e Athletico-PR, em 2018 e 2021. Assim, o Fortaleza pode entrar na seleta lista de times do Brasileirão Série A que conquistaram a taça da Copa Sul-Americana.
Dentre os 17 clubes do Brasileirão Série A que nunca ganharam a Sul-Americana, 3 deles ‘bateram na trave’
Se a lista de campeões é seleta, sendo que o Athletico-PR é o único bicampeão entre os brasileiros, quatro clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro amargaram o vice no torneio continental. Flamengo, Fluminense, Goiás e Red Bull Bragantino quase ingressam no grupo de clubes brasileiros que ganharam a taça. Além deles, a Ponte Preta tem o vice em 2013, enquanto o São Paulo em 2022 perdeu para o Independiente Del Valle.
Deste recorte de clubes do Brasileirão Série A, o Tricolor das Laranjeiras foi o primeiro brasileiro a chegar em uma final de Sul-Americana e perder o título, em 2009. Em seguida, o Goiás foi superado na final em 2010. Depois, o Flamengo sofreu derrota na decisão de 2017. Por fim, o Red Bull Bragantino perdeu o jogo derradeiro para o Athletico, em final brasileira na temporada 2021.
Agora, o Fortaleza pode escrever seu nome na história e se tornar quinto clube do Brasil a ostentar a taça da Copa Sul-Americana em sua sala de troféus. Em busca do primeiro título nacional, o Leão do Pici duela com a LDU neste sábado (28), a partir das 17 horas (de Brasília).

