Home Futebol Infantino fala após confirmar Arábia Saudita como sede da Copa do Mundo de 2034: “Diferentes culturas podem estar juntas”

Infantino fala após confirmar Arábia Saudita como sede da Copa do Mundo de 2034: “Diferentes culturas podem estar juntas”

Presidente da Fifa fez uma postagem confirmando que a edição de 2034 do Mundial acontecerá nas terras sauditas; entenda

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.
Infantino fala após confirmar Arábia Saudita como sede da Copa do Mundo de 2034: “Diferentes culturas podem estar juntas”

Divulgação/FIFA

Nesta terça-feira, a Fifa confirmou uma decisão que tende a despertar muita polêmica no mundo do futebol nos próximos anos. A Arábia Saudita será a sede da Copa do Mundo de 2034, sendo assim a segunda nação do Oriente Médio a sediar o evento em um curto período.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O país do Oriente Médio, assim como o Catar, desperta muitas críticas devido aos direitos humanos no país muçulmano, além de questões consideradas “problemáticas” como vestimentas e a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas.  

Apesar disso, o atual presidente da Fifa, Infantino, considera que levar novamente a competição para o mundo árabe possa ser bom para a integração cultural da região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“O futebol une o mundo como nenhum outro esporte, a Copa do Mundo é uma vitrine perfeita para uma mensagem de unidade e inclusão. Culturas diferentes podem estar juntas”, comentou o dirigente da entidade que rege o futebol mundial.

Lembrando que a Copa do Mundo do Catar foi marcada por várias manifestações de protestos a questões sociais que acontecem no país do Oriente Médio. Dessa forma, isso tende a se acentuar ainda mais na edição de 2034, que novamente verá questões sociais em pauta devido à desobediência de direitos humanos.

Copa do Mundo será em uma área atualmente em guerra

Talvez o que chame mais atenção quanto a decisão da Fifa seja o momento em que isso foi feito. A região do Oriente Médio no momento está vivendo uma situação de tensão extrema entre judeus e muçulmanos devido aos atentados terroristas do Hamas e a invasão de Israel na Faixa de Gaza, com ameaças de guerra entre as nações da região surgindo a todo momento.

PUBLICIDADE

Dessa forma, há muitas questões geopolíticas que precisarão ser resolvidas até uma competição da dimensão de uma Copa do Mundo ocorrer nessa região. Obviamente, ainda faltam 11 anos para 2034, porém, a guerra entre Israel e a Faixa de Gaza já dura mais de 50 anos, então não há garantias de que as coisas estão mais calmas até lá.

PUBLICIDADE
Better Collective