Home Futebol Veja quem já está garantido no Novo Mundial de Clubes

Veja quem já está garantido no Novo Mundial de Clubes

Brasil já conta com três representantes no torneio organizado pela Fifa que terá novidades a partir de 2025

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.
Veja quem já está garantido no Novo Mundial de Clubes

Divulgação - Fifa

De forma heroica, o Fluminense faturou o título da Copa Libertadores sobre o Boca Juniors, neste sábado (04), no Maracanã, e de quebra garantiu a presença em duas edições do Mundial de Clubes. Além da competição que ocorre neste ano, entre os dias 12 e 22 de dezembro, o time das Laranjeiras marcará presença no novo torneio que debutará em menos dois anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A partir de 2025, o tradicional evento da Fifa terá uma formatação diferente, contando com 32 clubes e passará a ser disputado a cada quatro anos, nos moldes de Copa do Mundo (de 1998 a 2022), ocorrendo no meio do ano. A primeira edição terá como sede os Estados Unidos.

Até o momento, o Brasil já tem três representantes garantidos, e a lista pode aumentar. Campeões da Libertadores de 2021, 2022 e 2023, Palmeiras, Flamengo e Fluminense estão com passaporte garantido no novo Mundial de Clubes. A última vez que o Brasil faturou o torneio organizado pela Fifa foi com o Corinthians, em 2012, que na oportunidade superou o Chelsea pelo placar de 1 a 0.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além do trio brasileiro, o torneio já tem garantida as participações de Chelsea (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Manchester City (Inglaterra), Al-Hilal (Arábia Saudita), Urawa Red Diamonds (Japão) Al-Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Marrocos), Monterrey (México), Seattle Sounders (Estados Unidos), León (México).

Como via de regra, a Fifa dará 12 vagas para equipes da Europa, seis para times da América do Sul, quatro para o continente asiático e o mesmo volume para africanos, uma para o país sede (EUA). No âmbito local, a Conmebol deve definir as duas classificações restantes a partir do ranking. O campeão da próxima edição da Libertadores também terá presença garantida no Mundial de Clubes de 2025.

Better Collective