Marcelo Cortes/Flamengo - Cesar Greco/Palmeiras
Na noite desta quarta-feira (08), Flamengo e Palmeiras se enfrentam no Maracanã, em um dos jogos mais esperados do Campeonato Brasileiro.
Isso porque a partida reúne os campeões da Libertadores de 2019, 2020, 2021 e 2022. Além dos campeões brasileiros de 2018, 2019, 2020 e 2022.
De fato, são os dois grandes times da América dos últimos anos. Muitos dizem, inclusive, que são os dois melhores times do Brasil, se pegarmos jogador por jogador.
Mas, quem será que tem o melhor time? Para responder essa pergunta, é preciso analisar também o momento de cada um e não só a carreira.
Prováveis escalações de Flamengo e Palmeiras
Para essa partida, o único desfalque de Abel Ferreira é o já conhecido Dudu, que só volta a jogar ano que vem.
Já no Flamengo, o técnico Tite não terá Bruno Henrique, Thiago Maia e Filipe Luís, suspensos. Além deles alguns jogadores são dúvidas, como Gabigol, David Luiz, Wesley e Allan.
Então, o provável Flamengo tem: Rossi; Matheuzinho, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha, Pedro.
Já o Palmeiras deve ir com: Weverton; Gómez, Luan e Murilo; Mayke, Zé Rafael, Richard Ríos, Veiga e Piquerez; Breno Lopes e Endrick.
Defesa
Rossi x Weverton: Weverton está entre os melhores goleiros do Brasil e talvez do mundo nos últimos anos. E segue muito bem. Weverton vence.
Matheuzinho x Mayke: Muito versátil, Mayke está atualmente entre os melhores laterais do Brasil. Já Matheuzinho, nem titular absoluto é. Mayke vence.
Fabrício Bruno x Gómez: Este duelo já foi mais desequilibrado. Gómez teve uma queda nesta temporada, mas conseguiu melhorar nos últimos jogos e ainda é melhor que Fabrício Bruno. Gómez vence.
Léo Pereira x Murilo: Este é um dos duelos mais difíceis. Murilo vinha muito bem no Palmeiras, mas nos últimos meses teve uma queda. Já Léo Pereira, se firmou como titular e se tornou o principal nome na defesa flamenguista. Léo Pereira vence.
Ayrton Lucas x Piquerez: Tecnicamente, acredito que Ayrton Lucas seja mais jogador. Porém, Piquerez vive o seu melhor momento na carreira. Provavelmente é o melhor jogador do Verdão em 2023. Já Ayrton Lucas, teve uma queda e não vive um bom momento. Piquerez vence.
Meio-campo
Pulgar x Luan: O Palmeiras joga com um esquema de três zagueiros. Então, na comparação, foi preciso fazer um improviso. Mas, mesmo improvisado como volante, Luan tem jogado melhor que Pulgar, que nem titular é. Luan vence.
Gerson x Zé Rafael: Este é um duelo difícil, já que Zé Rafael faz uma ótima temporada. Mas, Gerson é melhor tecnicamente e também faz uma boa temporada. Gerson vence.
Arrascaeta x Richard Ríos: Arrascaeta não vive o seu melhor momento, é fato. Mas, não tem nem comparação com Richard Ríos. Arrascaeta vence.
Luiz Araújo x Raphael Veiga: vale o mesmo argumento que o duelo anterior. Veiga não está no seu melhor momento, mas é bem superior ao Luiz Araújo. Veiga vence.
Ataque
Everton Cebolinha x Breno Lopes: Everton não tem sido brilhante, mas Breno também não. O atacante palmeirense é muito importante taticamente, mas Cebolinha ainda está acima.
Pedro x Endrick: Este eu acho que é o duelo mais difícil. Se fosse há meses atrás, o Pedro ganharia o duelo por muito. Mas, o atacante flamenguista não vem bem.
Por outro lado, Endrick está em constante evolução, chegando, inclusive, à seleção brasileira. Para uma partida amanhã, escalaria Endrick.
Treinador
Tite x Abel Ferreira: Tite tem uma carreira mais longeva e mais consolidada, isso é fato. Mas, não da para dizer que ele vence um duelo contra Abel Ferreira hoje.
Abel tem um trabalho de três anos à frente do Palmeiras, enquanto Tite está chegando agora – e ainda não emplacou no Mengão. Abel vence.
Flamengo x Palmeiras
Flamengo e Palmeiras se enfrentam amanhã (08), às 21h30, no Maracanã, em duelo válido pela 33ª rodada do Brasileirão.

