Abel Ferreira, técnico do Palmeiras (Cesar Greco/Palmeiras)
Dois dos maiores vencedores do futebol brasileiro nos últimos anos irão medir forças no Maracanã hoje (08). Flamengo e Palmeiras se enfrentam às 21h30 (horário de Brasília), pela 33ª rodada do Brasileirão Série A.
Embora o Rubro-Negro esteja seis pontos atrás do líder Botafogo, o returno ruim do rival carioca devolveu a esperança de várias equipes pelo título brasileiro. Consequentemente, o Verdão vive a expectativa de conquistar a taça pelo segundo ano seguido, pois tem a mesma pontuação do Glorioso, perdendo nos critérios. Ambos somam 59 pontos, com o Fogão tendo um jogo a menos.
Se o Alviverde derrotar o Flamengo nesta quarta (08), dormirá na liderança isolada do Brasileirão Série A. Mas Abel Ferreira precisará driblar uma estatística desfavorável. Mesmo que o português tenha empilhado troféus em seus três anos no Allianz Parque, o técnico apresenta um retrospecto negativo em confrontos diretos com o Flamengo.
As duas vitórias de Abel Ferreira contra o Flamengo deram títulos ao Palmeiras
Desde quando chegou ao Brasil, Abel Ferreira enfrentou o Flamengo nove vezes dirigindo o Palmeiras. Foram apenas duas vitórias, além de quatro empates e três derrotas. Dessa forma, o aproveitamento do treinador contra o Rubro-Negro é de apenas 37%.
Entretanto, estas duas vitórias de Abel Ferreira contra o Flamengo proporcionaram taças para o Palmeiras. Na decisão da Libertadores de 2021, o triunfo na prorrogação por 2 a 1 em Montevidéu deu ao Verdão seu terceiro troféu continental. Posteriormente, no começo da atual temporada, o Alviverde bateu os cariocas por 4 a 3 na decisão da Supercopa do Brasil, no Mané Garrincha, em janeiro.
Além disso, o Palmeiras busca quebrar um tabu de não vencer o Flamengo como visitante desde 2016. Ou seja, Abel Ferreira jamais ganhou do Rubro-Negro no Rio de Janeiro.

