Divulgação/CBF
Tradição do futebol brasileiro no primeiro semestre, as competições estaduais podem sofrer alterações em 2026. Conforme informações do colunista Danilo Lavieri no UOL, a CBF deseja diminuir o período voltado para os campeonatos regionais no calendário. Dessa forma, o número seria reduzido de 16 datas para 12.
O motivo pelo qual a CBF deseja executar a mudança somente em 2026 é o acordo que algumas Federações já possuem com emissoras. A FPF assinou contrato com a Record até 2025 para a transmissão do Campeonato Paulista nas atuais 16 datas, em televisão aberta.
Principais times do futebol brasileiro podem se opor à CBF
De acordo com o jornalista Danilo Lavieri, a própria Federação Paulista de Futebol deve ser a principal opositora à intenção da CBF. O Paulistão proporciona cifras milionárias para as equipes, com grande parcela delas proporcionadas pela verba de TV.
Aliás, as equipes que mais se queixam do calendário puxado no futebol brasileiro são as que devem oferecer a maior resistência à ideia. Além do Campeonato Paulista, os estaduais do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais também são considerados os mais rentáveis para os clubes. Inclusive, o Campeonato Mineiro atualmente já é disputado com as 12 datas propostas pela entidade.
Por fim, Lavieri acrescentou que o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, vem tentando convencer as Federações a diminuir o formato.

