Reprodução/CBF TV
O gol de Otamendi aos 17 minutos do segundo tempo fechou uma das mais melancólicas temporadas da história da seleção brasileira. A Argentina venceu por 1 a 0 nesta terça (21) no Maracanã e impôs ao Brasil a sua terceira derrota seguida e a primeira como mandante na história das Eliminatórias.
Foi a quinta vez que a seleção brasileira perdeu, em nove jogos que a equipe principal disputou em 2023. No restante dos confrontos, foram três vitórias e um empate. O aproveitamento foi de apenas 37%, o pior do século.
Dessa forma, o Brasil igualou um feito negativo que não acontecia desde 1948: amargou uma temporada com mais derrotas do que triunfos. Há 75 anos, a seleção brasileira disputou somente dois jogos oficiais contra o Uruguai pela extinta Copa Rio Branco, com um empate e um revés.
Brasil não perdia três partidas consecutivas há 22 anos
Além disso, a seleção brasileira hoje treinada por Fernando Diniz enfileira recordes negativos. Pela primeira vez desde 2001, o escrete canarinho perdeu três jogos seguidos. Além disso, sofreu 14 gols em 2023, numa soma maior do que os três anos anteriores. Na semana passada, o Brasil sofreu uma derrota inédita para a Colômbia em Eliminatórias.
Atualmente, a equipe de Fernando Diniz é apenas a sexta colocada da competição sul-americana, com sete pontos. A seleção brasileira estaria se classificando para a Copa do Mundo através da última vaga direta. O próximo compromisso pelas Eliminatórias será somente em setembro do ano que vem.

