Robert, cria da base do Cruzeiro
O Cruzeiro deu na noite da última segunda-feira um importante passo rumo à permanência na elite do Brasileirão. A base acabou sendo decisiva. Com gol do atacante Robert, que saiu do banco de reservas, a Raposa bateu o Goiás, na Serrinha, deixou o Z-4 ao fim da 35ª rodada e assim voltou a depender apenas de suas próprias forças para se garantir na elite.
Durante a partida, técnico interino Fernando Sebra usou três talentos da base: o titular Ian Luccas e os reservas Japa e Robert.
Em debate no programa “Os Donos da Bola”, da Band MG, apresentador e comentaristas debateram a importância da base para o Cruzeiro no Brasileirão.
O comentarista Thiago Valu crê que se o suspenso Arthur Gomes estivesse em condições de jogo, o garoto Robert não teria entrado em campo.
“Se (o Arthur Gomes) estivesse disponível, grandes chances talvez de o garoto Robert não participar do jogo. Vamos imaginar o Arthur entrando como titular porque começou jogando contra o Vasco, fez gol, o provável seria a sequência. O Wesley talvez seria o substituto e talvez o Robert não entraria no jogo”, disse o jornalista.
O apresentador Héverton Guimarães destacou a frieza de Robert para dominar com qualidade o passe de Bruno Rodrigues e arrematar com força no canto oposto do goleiro Tadeu.
“Só dele ter falado assim. ‘Quando eu ainda estava no banco, estava estudando o lateral adversário e eu notei que ele fechava muito. Quando entrei em campo notei que estava fechando e abri pra receber essa bola. Aí me preocupei em dominar bem a bola’. Aí ele dominou e com a frieza de um atacante de 35 anos meteu no canto. Gol do Cruzeiro”, disse.
Emerson Araújo lembrou que atletas mais cascudos, como Nikão, Gilberto e Wesley conseguem decidir partidas e enalteceu o garoto Robert.
“É interessante que você (Héverton Guimarães) falou da frieza porque a gente tem ideia que a experiência vai fazer o cara lidar melhor com o momento de dificuldade. Não é isso que a gente vê no Cruzeiro porque o Gilberto é uma das grandes decepções, jogadores que deveriam resolver como Wesley e Nikão não resolvem. O gol de Robert foi um dos mais importantes da história do Cruzeiro porque essa temporada é muito estratégica para o que vai ser o futuro do clube e ter vencido esse jogo da forma que foi, com gol aos 50 do segundo tempo, deu três pontos que bagunçaram o campeonato. O Cruzeiro se coloca em condição mais favorável para se salvar. O Robert não tem ideia de quanto valeu esse gol e esses dois pontos a mais que ele garantiu”, declarou.
Próximo jogo do Cruzeiro
Com Robert, provavelmente entre os relacionados, o Cruzeiro enfrenta o Athletico-PR nesta quinta-feira (30), às 20h, no Mineirão, pela 36ª rodada do Brasileirão. A Raposa ocupa a 14ª colocação, com 44 pontos, e se vencer, no melhor dos cenários, abrirá cinco pontos de vantagem sobre o Z-4 a duas rodadas do fim da competição.

