Ronald Araújo em ação pelo Barcelona (IMAGO/ZUMA Wire)
Nessa semana, surgiu a informação de que o Bayern de Munique estaria cogitando tentar a contratação do zagueiro Ronald Araújo, destaque do Barcelona que vem ganhando cada vez mais protagonismo no futebol europeu e contaria com grande admiração do técnico Thomas Tuchel.
Diante disso, jornais europeus deram conta de que o Barcelona estaria preparando uma proposta de renovação contratual para oferecer para o zagueiro uruguaio visando garantir sua permanência na equipe espanhola para as próximas temporadas.
Entretanto, segundo o que falou o próprio defensor nesta semana, não há risco de o Barcelona perder o uruguaio, já que ele descartou qualquer saída do clube:
“É muito especial estar no Barça e ter a oportunidade de ser capitão. Tenho orgulho e também me sinto responsável. Temos grandes objetivos, estamos prontos para as nossas metas”, falou o defensor uruguaio.
Barcelona tenta se reconstruir sob comando de Xavi Hernandez
A verdade é que Ronald Araújo é uma peça fundamental no processo de reconstrução do Barcelona. Depois da crise financeira que se instaurou no clube nos últimos anos, o time procura nomes de grande identificação para voltar a criar uma “identidade” semelhante à que tinha com Puyol, Xavi, Iniesta e tantos outros nas últimas duas décadas.
Com isso em mente, atletas como Ronald Araújo, Pedri, Gavi e outros são nomes oriundos das categorias de base do clube são jogadores que devem ser a base do time do Barcelona por um longo tempo, sendo parte central do processo comandado por Xavi Hernandez no Barça.
Vale destacar que o zagueiro uruguaio tem algumas características que lembram o ídolo e ex-jogador Puyol, que fez história no clube ao estar presente na fase mais gloriosa do Barcelona.

