Home Futebol Palmeiras vence metade dos últimos títulos do Brasileirão Série A

Palmeiras vence metade dos últimos títulos do Brasileirão Série A

Alviverde levantou taça improvável no Campeonato Brasileiro e chegou a 12 títulos nacionais

Beatriz Ojeda
Ex-atleta, formada em Letras e apaixonada por esportes desde sempre. Trabalho como redatora desde 2018, fazendo cobertura de mídia esportiva, futebol, tênis e esportes americanos. Sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para aliar as duas grandes paixões.
Palmeiras vence metade dos últimos títulos do Brasileirão Série A

Temporada do Palmeiras foi cheia de oscilações

O Palmeiras iniciou o returno do Brasileirão Série A com 13 pontos de desvantagem em relação ao então líder Botafogo. Entretanto, uma combinação de fatores propiciou que o Alviverde assumisse a liderança faltando apenas quatro rodadas para o final da competição, sem tropeços. O Verdão levantou a sua 12ª taça do Campeonato Brasileiro e chegou à estatística impressionante.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Palmeiras continua como referência no Brasileirão

Após o título do Campeonato Brasileiro na semana passada, o Palmeiras chegou a uma marca impressionante de conquistar quatro dos últimos oito torneios deste tipo. Desde a edição de 2016, apenas quatro clubes levantaram a taça: Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Atlético Mineiro.

Dos clubes vencedores das últimas 8 edições do Brasileirão, Flamengo e o Palmeiras ganharam duas vezes de forma consecutiva. O Alviverde conquistou quatro das últimas oito edições. De edições específicas do Campeonato Brasileiro, o Verdão chegou a 12, ultrapassando o Santos que tem oito e se tornando o maior vencedor da história do torneio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao analisarmos os últimos oito anos no Campeonato Brasileiro, aqueles anos que não venceu, o Palmeiras ficou em terceiro lugar em 2019 e 2021. Além disso, foi vice em 2017, mas em 2020 encerrou na sua pior colocação em sétimo, enquanto administrava a pandemia de Covid-19, a Libertadores e a Copa do Brasil.

Ser o maior campeão do Brasil e com uma história tão vencedora recentemente destoa com o clube ter ficado durante 22 sem o título nacional mais importante. Após o bicampeonato em 1993 e 1994, o Palmeiras bateu na trave em 1997 e 2009, mas voltou a vencer o título em 2016 com um elenco montado por Alexandre Mattos e investimento da Crefisa.

No bicampeonato atual do Brasileirão, em 2022 o Palmeiras teve uma liderança praticamente sem ameaças, mas em 2023 o clube teve que remontar ampla vantagem do Botafogo. O time só conseguiu levantar o título na última rodada em torneio cheio de surpresas.

PUBLICIDADE
Better Collective