Campeonato Mundial de Clubes FIFA - São Paulo FC and Liverpool FC YOKOHAMA, JAPÃO - 18 DE DEZEMBRO: Rogerio Ceni capitão do São Paulo comemora a vitória do time após a vitória depois de jogar a final do Campeonato Mundial de Clubes da Fifa Toyota Cup em 2005 entre São Paulo FC e Liverpool FC, no Yokohama International Stadium em 18 de dezembro de 2005, em Yokohama, Japão. São Paulo vence Liverpool 1-0. (Foto de Koichi Kamoshida/Getty Images)
Os torcedores do SPFC têm 18 de dezembro como data especial na memória. Neste dia, em 2005, o Tricolor paulista foi a campo para disputar a final do Mundial de Clubes diante do Liverpool. Em um jogo emocionante, com direito à lendária defea de Rogério Ceni, o São Paulo conquistou seu tricampeonato do torneio de campeões continentais.
O SPFC chegou para o duelo após eliminar o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, na semifinal, em partida movimentada que terminou com o placar de 3 a 2 a favor dos brasileiros. Com a classificação, o São Paulo teve em seu caminho o Liverpool. Os ingleses não tiveram dificuldades diante do Deportivo Saprissa, da Costa Rica, e atropelaram por 3 a 0.
Assim, no dia 18 de dezembro de 2005, SPFC e Liverpool entraram em campo em Yokohama, no Japão, para decidir quem ficaria com o título do Mundial de Clubes. Por fim, o Tricolor levou a melhor e confirmou sua terceira conquista do torneio.
Como foi o jogo que rendeu o tricampeonato do SPFC no Mundial de Clubes
A projeção da partida entre Tricolor e os Reds indicavam um jogo complicado para os brasileiros. Considerado favorito, o Liverpool chegou ao Mundial de Clubes graças a um jogo histórico contra o Milan, na Champions League 2004/2005.
Ainda que os ingleses tivessem o favoritismo, o SPFC não se intimidou e não demorou a abrir o placar. Aos 27 minutos, Fabão ergueu a bola para Aloísio Chulapa. O centroavante dominou no peito e acertou belo passe para Mineiro aparecer no meio da zaga inglesa. O volante dominou e deslocou Pepe Reina, marcando o gol do Tricolor.
A partir daí, o Liverpool passou a atacar mais, enquanto o SPFC se defendia muito bem. Nas chances que os ingleses tinham, Rogério Ceni aparecia para garantir a meta intacta. Já na segunda etapa, aos 6 minutos, a defesa que os torcedores do São Paulo tem na memória e no coração.
Steven Gerrard, especialista no questo, cobrou falta da intermediária e pegou bem na bola. O chute ia entrando no ângulo, mas Rogério Ceni voou para alcançar a bola e evitar um golaço, que renderia o empate do Liverpool no Mundial de Clubes.
O SPFC teve muita tensão na partida. Isso porque o Liverpool chegou a balançar as redes por três vezes, mas os gols foram anulados, um por falta e outros dois por impedimento. Por fim, apesar da pressão inglesa nos minutos finais, o São Paulo se segurou e garantiu sua terceira taça do Mundial de Clubes.

