Campeonato Brasileiro - CBF
Para alguns jogadores, o fim da carreira aconteceu após o final da temporada de 2023. Muitos deles receberam despedidas importantes nos seus clubes e não estarão presentes nos gramados em 2024.
Filipe Luís
Multicampeão com o Flamengo, o lateral-esquerdo encerrou a sua carreira aos 38 anos com grande festa feita pelo clube.
Filipe Luís iniciou sua carreira no Figueirense, mas ganhou destaque no Atlético de Madrid, clube que defendeu por oito temporadas.
Teve passagens pelo Ajax (HOL), Deportivo (ESP) e Chelsea antes de chegar ao Flamengo e conquistar 10 títulos, inclusive do Campeonato Brasileiro.
Wellington Paulista
O atacante de 40 anos encerrou sua carreira em 2023 pelo América-MG como o terceiro maior artilheiro da história do Brasileirão.
Após representar o Botafogo, Cruzeiro, Internacional, Coritiba, Criciúma e outros clubes, Wellington Paulista marcando 155 gols na carreira.
Réver
Um dos maiores ídolos da história do Atlético-MG encerrou a sua carreira. O zagueiro teve duas passagens pelo Galo entre 2010 e 2014 e 2019 a 2023, sendo peça fundamental para 12 títulos conquistados. O jogador também teve passagens pelo Grêmio, Wolfsburg e Flamengo.
Fábio Santos
O lateral-esquerdo foi uma das peças remanescentes do Mundial de Clubes de 2012. O jogador de 38 encerrou a sua carreira com uma despedida emocionante no Campeonato Brasileiro, mesmo com as críticas recentes ao seu desempenho. Em duas passagens pelo Corinthians, Fábio Santos completou 374 partidas conquistou seis títulos.
Lucas Leiva
Lucas Leiva atuava peo Grêmio quando teve de anunciar sua aposentadoria em março de 2023, antes do início do Campeonato Brasileiro. Após exames, meio-campista foi diagnosticado com problemas cardíacos que poderiam afetar seu desempenho em campo e sua saúde.
Famoso por passagens no Liverpool e na Lazio, é reconhecido pelos torcedores dos Reds por disputar mais de 300 partidas pelo time inglês.
Diego Tardelli
Peça fundamental na conquista da Libertadores de 2013 ao lado de Ronaldinho Gaúcho, o atacante decidiu encerrar sua carreira em 2023.
Com passagens marcantes por São Paulo, Grêmio e Santos, Tardelli cogitou atuar na quarta divisão em 2024 antes de decidir pela aposentadoria. Diego Tardelli tem 228 gols em 642 partidas ao longo da carreira.
Dedé
Ídolo de Cruzeiro e Vasco, Dedé anunciou em junho de 2023 sua aposentadoria. O zagueiro teve sua carreira abreviada após uma série de lesões no joelho. Dedé termina sua trajetória profissional aos 35 anos com 366 partidas e 38 gols.

