Temporada do Palmeiras foi cheia de oscilações
O Palmeiras iniciou o ano vencendo a Supercopa do Brasil contra o Flamengo para faturar o seu primeiro título na temporada. Após uma campanha consistente no Campeonato Paulista, a primeira “crise” da temporada foi com a derrota por 2 a 1 no primeiro jogo da final estadual contra o Água Santa. Mesmo com o título, o Verdão recebeu críticas ao longo da temporada antes de encerrar com o Brasileirão; relembre.
Palmeiras afasta crise e sai campeão
Após a derrota por 2 a 1 contra o Água Santa, no jogo de ida, o Alviverde se preocupou com o resultado para o jogo decisivo do Paulistão. Abel Ferreira decidiu poupar os seus titulares na estreia da Libertadores para conseguir garantir o resultado estadual perante os seus torcedores no Allianz Parque e assim obter o segundo título da temporada.
No Brasileirão, o Palmeiras emplacava dez rodadas sem perder e brigava na liderança com o Botafogo no primeiro turno. Porém, o Verdão sofreu duas derrotas na sequência, contra o Bahia e o time carioca por 1 a 0 no Allianz, perdendo quase um ano de invencibilidade no seu estádio. O resultado fez a distância aumentar, e o Glorioso chegou a oito pontos de diferença com 12 rodadas no Campeonato Brasileiro.
Na Copa do Brasil, o time comandado por Abel Ferreira caiu para o São Paulo novamente nas quartas de final do torneio, também no Allianz Parque. A falta de reforços foi alvo de críticas dos torcedores e a lesão de Dudu gerou um problema tático que só foi solucionado após a eliminação da Libertadores.
Durante a Libertadores, o Palmeiras conseguiu a melhor campanha na fase de grupos e se encaminhava para um grande resultado na temporada. O Alviverde chegou até a semifinal, quando foi eliminado pelo Boca Juniors no Allianz Parque e teve a sua maior crise desde que Abel Ferreira assumiu.
Após a eliminação, o Alviverde teve alguns problemas no Brasileirão e a chance de um novo título em 2023 parecia extremamente remota. Com 13 pontos do líder Botafogo restando 11 jogos, parecia um cenário difícil de reverter. Entretanto, uma nova escalação com 3 zagueiros e com Endrick como titular, o Palmeiras começou a reagir.
O Verdão engatou cinco vitórias consecutivas, incluindo a virada histórica por 4 a 3 contra o Botafogo após ir para o intervalo perdendo por 3 a 0. O Alvinegro Carioca encaminhou uma série de derrotas e com 3 rodadas para o fim do Brasileirão, o Alviverde já era líder. Dependendo apenas de si mesmo para ser campeão, a equipe não largou mais o topo e e conquistou o bicampeonato brasileiro consecutivo, encerrando a temporada 2023 com três títulos. Em 72 jogos, foram 41 vitórias, 19 empates e 13 derrotas.

