Arteta comemora vitória como técnico do Arsenal (Reprodução/X/Arsenal)
Com o treinador Xavi Hernández deixando o Barcelona ao final da atual temporada, o clube espanhol já trabalha com nomes para substituir o ídolo.
Segundo informações do jornal “Mundo Deportivo”, o Barcelona teria elaborado uma lista com oito nomes que possuem potencial para assumir o cargo após a saída de Xavi, que deixará o clube depois de três anos no comando.
Confira abaixo os nomes especulados:
Nomes que poderiam assumir o comando técnico do Barcelona
Mikel Arteta
O primeiro a ser lembrando é o atual técnico do Arsenal. Arteta vem fazendo um trabalho espetacular na Inglaterra e, sendo muito jovem, ainda poderá evoluir muito. Com isso, não há como ele não estar entre os cotados para assumir um dos times mais tradicionais do planeta.
Luis Enrique
O próximo nome é o de Luis Enrique, treinador do PSG que já passou pelo Barcelona em 2015, na última vez que o clube espanhol se sagrou campeão da Champions League.
O estilo do treinador é muito semelhante ao que o Barcelona costuma utilizar, devido a isso, é natural que ele seja lembrado. Entretanto, é improvável que ele deixe o PSG neste momento.
Roberto De Zerbi
O treinador do Brighton é um nome que vem sendo lembrado com frequência sempre que uma vaga abre em algum gigante da Europa e isso não é à toa. De Zerbi é um dos técnicos mais competentes em atividade no continente e parece estar pronto para dar o próximo passo em sua carreira.
Xabi Alonso
Outro técnico jovem que vem impressionando na Europa é Xabi Alonso. O espanhol assumiu o Bayer Leverkusen na temporada passada e, na atual campanha, é o líder isolado da Bundesliga, sendo uma grande ameaça para a hegemonia construída pelo Bayern de Munique na Alemanha.
É questão de tempo até Xabi Alonso receber uma oportunidade em algum gigante do futebol mundial e o Barcelona deve enfrentar a concorrência do Liverpool.
Hansi Flick
O ex-técnico da seleção alemã não conseguiu fazer um bom trabalho no comando da equipe, entretanto, sua carreira em clubes é simplesmente espetacular. Hansi Flick venceu a Champions League com o Bayern de Munique no início desta década e certamente tem muito para entregar para o mundo do futebol.
Unai Emery
O treinador espanhol possui uma longa carreira na La Liga, já tendo comandado Valência, Almería e Villarreal. Atualmente treina o Aston Villa, da Premier League e é um dos maiores destaques da Inglaterra, ocupando a quarta colocação.
O vitorioso técnico tem boas chances de levar o modesto time de Birmingham para a Champions League, mesmo em uma temporada marcada por uma concorrência imensa entre os clubes ingleses.
Jurgen Klopp
Essa opção talvez seja a mais improvável da lista. Certamente Klopp é um dos melhores técnicos em atividade no mundo, provavelmente ao lado de Guardiola e Ancelotti. Contudo, o alemão anunciou nas últimas semanas que deixará o Liverpool após esta temporada e tirará um tempo de folga do futebol. Então, sua contratação é praticamente impossível.
Sergio Conceição
Certamente o nome menos conhecido da lista, Sergio Conceição é o atual técnico do Porto e não deve permanecer no clube para a próxima temporada. Ele possui uma grande reputação na Europa após bons trabalhos e é uma alternativa a se observar.

