Brasileirão Série A pode ser interrompido na Copa América (Foto: Joilson Marconne / CBF)
A intenção da CBF é de que o Brasileirão não seja interrompido para a disputa da Copa América, em junho e julho nos Estados Unidos. Mas vários clubes desejam que o torneio seja paralisado enquanto a competição for disputada.
De acordo com Rodrigo Mattos, do Uol Esporte, cerca de 12 dos 20 clubes que jogarão a Série A em 2024 entraram com um pedido junto à entidade para que os jogos da competição fossem interrompidos durante a realização do torneio continental. O plano incluiu diversas mudanças no calendário afim de que não haja partidas neste período, também influenciando a Copa do Brasil.
No ofício dos clubes, o intervalo entre jogos de uma rodada e outra do Brasileirão passaria de quatro para três dias, o que ‘apertaria’ de alguma forma a tabela. com remanejamento de datas de outras rodadas, mas com um tempo de descanso que todos os clubes teriam de forma igualitária na competição. Além disto, a Copa do Brasil poderia ter jogos das fases de oitavas e quartas de final antes ou depois da competição a ser disputada nos EUA, e suas finais seriam disputadas após o fim da Série A, em dezembro.
O plano foi apresentado pelo Flamengo e com sete outro clubes (Palmeiras, Red Bull Bragantino, Athletico, Fluminense, São Paulo, Vasco e Botafogo) assinando prontamente o pedido de paralisação do certame nacional. Internacional, Corinthians e Criciúma se juntaram a estes e ainda há mais um clube (Fortaleza) que estaria nas contas do grupo para apoiar o pedido, ao menos em alguns de seus pontos.
O motivo do pedido tem ver com a chance de desfalques que estes clubes terão durante a Copa América. Várias das equipes que tem parte na petição tem atletas que podem ser convocados para a seleção brasileira ou outras equipes para a disputa do torneio e temem ficar desfalcadas destes jogadores neste período, incluso também a Copa do Brasil. Seriam nove as datas da Série A que teriam alguma coincidência com a realização do certame continental, pouco mais de um quarto das 38 rodadas.
Até o momento, não houve qualquer resposta da CBF sobre o assunto e ainda não houve qualquer discussão sobre o calendário do Brasileirão Série 2024 e a tabela deste. E também haveria alguns obstáculos, como uma possível negativa do sindicato de jogadores, a TV (em especial devido a um possível remanejamento da Copa do Brasil) e reclamações que possam vir dos times do Nordeste, se o intervalo de datas acabar mesmo reduzido.

