Elenco do Palmeiras em partida do Campeonato Paulista (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)
O Palmeiras foi criticado pelos seus torcedores e pela mídia esportiva pelas poucas mudanças no elenco na temporada anterior. Desta forma, Leila Pereira e Anderson Barros optaram por uma nova estratégia no mercado da bola em 2024. Com o fechamento da janela de transferências nacional, o Alviverde negociou oito atletas do elenco.
Jogadores que saíram do Palmeiras até o momento
Alguns atletas que estavam emprestados para outros times em 2023 tiveram sua cláusula de direito de compra acionada. Logo, apesar de não disputarem partidas com o Palmeiras na temporada anterior, deixaram de ter vínculo com o Alviverde.
Por exemplo, Miguel Merentiel que teve grande desempenho com o Boca Juniors, inclusive na eliminação do clube na Libertadores, foi comprado oficialmente pelo time argentino.O meio-campista Matheus Fernandes, que estava emprestado no Red Bull Bragantino, foi comprado pelo Massa Bruta, assim como o atacante Iván Angulo, que se tornou jogador do Orlando Pride-EUA depois de empréstimo.
Jailson não teve seu contrato renovado com o Alviverde e atualmente é jogador do Celta de Vigo, da Espanha. Outras saídas foram Lucas Esteves, transferido para o Vitória, Artur, que assinou com o Zenit, da Rússia e Kevin, que partiu para o Shakhthar Donetsk.
O lateral Jorge havia sido emprestado para o Santos, mas não cumpriu com as exigências físicas do Peixe e foi devolvido ao Palmeiras. Neste caso, visto que o Alviverde não tinha interesse na sua permanência, ambas as partes chegaram a um consenso pela rescisão, consolidando sua saída do clube.
Finalmente, o Palmeiras conta com alguns jogadores emprestados, porém ainda mantém vínculo com o clube. Entre eles estão os crias da base: Ruan Ribeiro, que foi novamente cedido para o Paysandu, Vitinho, atualmente no Novorizontino e Lucas Freitas, que está no Juventude. E, recentemente, o meio-campista Eduard Atuesta foi cedido ao Los Angeles FC da MLS.

