Virgil van Dijk em campo pelo Liverpool. (Créditos: IMAGO / Propaganda Photo)
O Liverpool apresentou um desempenho notável nas últimas partidas, sofrendo apenas uma derrota em vinte jogos, diante do Arsenal no início de fevereiro. Tal trajetória coloca a equipe em posição privilegiada na corrida pelo cobiçado título inglês.
Parte desse sucesso se deve ao excelente desempenho de Virgil van Dijk, o que reflete nas estatísticas individuais do jogador e faz sua forma atual ser comparável às suas melhores épocas.
Analisando os dados, o site Squawka realçou que Van Dijk está com uma sequência impressionante de 25 duelos aéreos vencidos consecutivamente na Premier League.
Sua última derrota neste quesito ocorreu em janeiro e, desde então, ele tem enfrentado adversários do calibre de Erling Haaland e Ivan Toney, o que só valoriza ainda mais seu feito.
É digno de nota também que o Liverpool possui a segunda melhor defesa da liga, sendo superada apenas pelo Arsenal no quesito gols sofridos.
“Virgil van Dijk é melhor do que Erling Haaland”
O defensor holandês está em grande forma e tem sido essencial para a defesa do Liverpool. Em um duelo tenso contra o Manchester City, Van Dijk se destacou, mesmo diante do desafio de marcar Erling Haaland, um dos melhores atacantes atualmente.
O desempenho do zagueiro levanta uma questão: será que ele não supera o norueguês em qualidade, cada um em sua posição? A dúvida foi levantada pelo site SoccerNews e respondida por Jamie Carregher: “Van Dijk é um zagueiro central ainda melhor do que Haaland é como atacante”.
Após o empate em 1 a 1 no Etihad Stadium contra o Manchester City, em um jogo marcado por muita movimentação, Van Dijk conversou com a Viaplay e avaliou o embate dos Reds contra os Cityzens.
“Melhoramos muito no segundo tempo, depois de um começo de jogo um pouco mais complicado. Com base em nosso desempenho na segunda metade, poderíamos ter saído com a vitória, mas futebol é assim, chegamos perto quando a bola beijou a trave”, declarou o zagueiro do Liverpool.
Embora Nathan Aké tenha falhado no gol do Liverpool, Van Dijk não deixou de reconhecer os acertos de seu companheiro de seleção holandesa: “Aké fez uma interceptação importante. Precisamos aprender com essas situações. Naquele momento, estávamos sofrendo um pouco”.
“Os grandes zagueiros sempre estão observando”
Em comentários à Sky Sports, Jamie Carragher teceu elogios ao capitão da seleção holandesa: “Os grandes zagueiros não jogam só o seu jogo; eles comandam toda a linha defensiva. Quando você olha para a escalação e vê nomes como De Bruyne e Haaland, começa a se preocupar”.
No entanto, o ex-jogador e ídolo do Liverpool destacou que Van Dijk chega a impactar no jogo dos companheiros. “Mas até Quansah, o jovem parceiro de Van Dijk na defesa, estava excepcional. Ele pôde jogar tranquilo. Os grandes zagueiros estão sempre de olho em tudo”, afirmou o comentatista.
“Haaland pode ser um dos melhores atacantes do mundo, mas eu acredito que Van Dijk é um zagueiro central ainda melhor do que Haaland é como atacante”, concluiu o analista sobre o defensor do Liverpool.

