Taça da Copa Libertadores da América. (Créditos: Hector Vivas/Getty Images)
O SPFC vai a campo neste domingo (17) para encarar o Novorizontino pelas quartas de final do Paulistão. Porém, independentemente do resultado, um fato importante para o planejamento do São Paulo será revelado nesta segunda (18), quando a Conmebol fará o sorteio dos grupos da Libertadores.
Atual campeão da Copa do Brasil, o Tricolor é um dos cabeças de chave do evento, ou seja, está no pote 1. Além do SPFC, outros quatro brasileiros estão na mesma classificação: Palmeiras, Fluminense, Flamengo e Grêmio. Completam o pote 1: River Plate, Peñarol e LDU.
Desta maneira, o Tricolor sabe que não terá pela frente nenhuma das outras sete equipes do pote. Outra ‘proibição’ é ter duas equipes da mesma nacionalidade em um único grupo, a menos que uma delas tenha vindo das fase anteriores do torneio.
Confira abaixo os potes, iniciando com atual detentor do título da competições e seguido pela ordem do ranking da Conmebol:
Pote 1: Fluminense, Palmeiras, River Plate (ARG), Flamengo, Grêmio, Peñarol (URU), SPFC e LDU (EQU);
Pote 2: Atlético-MG, Independiente Del Valle (EQU), Libertad (PAR), Cerro Porteño (PAR), Estudiantes (ARG), Barcelona (EQU), Bolívar (BOL) e Junior Barranquilla (COL);
Pote 3: San Lorenzo (ARG), The Strongest (BOL), Universitario (PER), Deportivo Táchira (VEN), Rosario Central (ARG), Alianza Lima (PER), Millionarios (COL) e Talleres (ARG);
Pote 4: Caracas (VEN), Liverpool (URU), Huacipato (CHI), Cobresal (CHI), Botafogo, Palestino (CHI), Nacional (URU) e Colo Colo (CHI).
Não há chances de um ‘clássico brasileiro’ do São Paulo contra o Atlético-MG, por conta de regra no regulamento da Libertadores. Porém, o Botafogo pode ser sorteado para o grupo do Tricolor no torneio sul-americano, pois veio das etapas prévias de mata-mata.
No pote 2, somente o Galo está impedido de integrar o grupo do Tricolor no torneio continental, então Independiente Del Valle (EQU), Libertad (PAR), Cerro Porteño (PAR), Estudiantes (ARG), Barcelona (EQU), Bolívar (BOL) ou Junior Barranquilla (COL) são possibilidades.
Na sequência, o pote 3 tem mais chances de vetos quanto aos clubes, por isso as possibilidades são San Lorenzo (exceto se o Estudiantes for sorteado para o grupo), The Strongest (exceto se o Bolívar for sorteado para o grupo), Universitario (PER), Deportivo Táchira (VEN), Rosario Central (exceto se o Estudiantes for sorteado para o grupo), Alianza Lima (PER), Millionarios (exceto se o Junior Barranquilla for sorteado para o grupo) ou Talleres (exceto se o Estudiantes for sorteado para o grupo).
Por fim, o pote 4 tem as seguintes chances para o sorteio do grupo do SPFC na Libertadores: Caracas (exceto se o Estudiantes for sorteado para o grupo), Liverpool (URU), Huacipato (CHI), Cobresal (CHI), Botafogo, Palestino (CHI), Nacional (URU) ou Colo Colo (CHI).
Antes do sorteio da Libertadores, SPFC decide rumo no Paulistão
Apesar da grande importância ao ter a definição sobre quem irá enfrentar na fase de grupos do torenio continental, o São Paulo tem compromisso crucial no Campeonato Paulista.
O Tricolor vai receber o Novorizontino neste domingo (18), às 18 horas (de Brasília), no MorumBIS, pelas quartas de final da competição estadual.
A partida será em jogo único e a única vantagem do São Paulo é atuar como mandante. Então, caso o SPFC fique em qualquer empate com o Tigre do Vale, a vaga para as semifinais será decidida nos pênaltis.

