Torcedores da seleção brasileira em partida contra a Arábia Saudita (Créditos: Lucas Figueiredo/CBF)
Há algumas décadas, a seleção brasileira era um dos gigantes do futebol mundial. Entretanto, desde a geração de 2022, o Brasil vive uma queda de títulos e rendimento que tem resultado no apoio dos torcedores. Segundo pesquisa da Quaest/CNN/Itatiaia, a torcida não acompanha mais da mesma forma a canarinha e a situação pode preocupar a CBF que confia em nova geração.
Seleção brasileira em baixa
As últimas campanhas do Brasil trouxeram empolgação para a torcida, mas a falta de resultados e quedas precoces geraram críticas. Apesar de equipes com estrelas, a Canarinha nunca mais ficou próxima de uma disputa Mundial e os resultados refletem nos torcedores.
Segundo a pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor feita em parceria entre a Quaest/CNN/Itatiaia, o porcentual de torcedores que costumam acompanhar e assistir ás às partidas da equipe nacional caiu de 55% em 2023 para 49% em 2024. O número no ano anterior já era preocupante, mas continua em queda.
Por outro lado, os torcedores que afirmaram que assistem eventualmente às partidas tiveram um aumento de 26% para 28% entre os anos. E, finalmente, o percentual de torcida de quem nunca assiste ou vê raramente partidas da seleção brasileira foi de 18% para 23% neste ano, denotando o crescimento neste quesito.
A pesquisa, chamada O Maior Raio-X do Torcedor, acompanhou as opiniões de 6373 pessoas no total, sendo 5023 entrevistas com torcedores de 278 cidades espalhadas pelo país. Destes números, 714 foram jovens entre 7 a 15 anos.
Os resultados preocupantes para a CBF estão atrelados aos títulos. O Brasil não conquista um título da Copa do Mundo desde 2022. Nas eliminatórias para o Mundial de 2026, a equipe recém-assumida por Dorival Júnior está na sexta colocação, correndo o risco de não participar. Atrás de Argentina, Uruguai, Colômbia, Venezuela e Equador.
O próximo compromisso da seleção brasileira será a Copa América. O país terá como sede os Estados Unidos. O torneio iniciará nas próximas semanas e será a primeira disputa oficial de Dorival Júnior. Na última competição continental, o Brasil ficou com o vice-campeonato contra a Argentina, no Maracanã.

