Vinícius Júnior em partida pelo Real Madrid (© Raffaele Conti/IPA via Credit: Zuma Press/Alamy Live News)
Não há dúvidas de que Vinícius Júnior é um dos atletas que mais sofre episódios de injúrias raciais no esporte internacional. O atacante do Real Madrid sofreu incidente no Mestalla, estádio do Valencia em 2023 que emplacou manchetes no mundo inteiro. Após ação judicial, três torcedores foram indiciados pelas autoridades espanholas.
Após o anúncio, o Ministério das Relações Internacionais do Governo Brasileiro emitiu um comunicado oficial sobre a situação. No documento, relata participação nos bastidores para a obtenção da condenação e explica o apoio ao atacante brasileiro.
Governo emite nota onde explica auxílio a Vinícius Júnior
Em documento oficial, as autoridades admitem conhecimento da conclusão do processo pela Justiça Espanhola após insultos em 21 de maio de 2023 dos torcedores do Valencia. Após o incidente, o Governo Brasileiro explica sua atuação no incidente: “O governo brasileiro tem atuado em cooperação com o governo da Espanha para coibir e reprimir atos e manifestações racistas, bem como para promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e melhores práticas. Com esse propósito, os dois países buscam combater o racismo e qualquer outro tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes”.
Além disso, no comunicado, as autoridades reiteram o repúdio a qualquer tipo de manifestação similar e continuarão atuando na promoção dos direitos humanos. Por último, encerrou o documento afirmando: “O governo brasileiro manifesta, uma vez mais, sua solidariedade e apoio a Vinícius Júnior na luta contra o racismo”.
Apesar da condenação inédita dos três torcedores do Valencia pela Justiça da Espanha, com punição de oito meses de prisão e banimento de estádios por dois anos, os infratores não serão presos. A decisão de não serem encarcerados é graças a uma legislação que evita o encarceramento em penas de menos de dois anos em crimes leves.

