Neymar em sua primeira passagem pelo Santos (Ivan Storti/Santos FC)
Depois de 12 anos no exterior, Neymar retornou ao Santos, lugar onde ele foi muito feliz no início da carreira. E uma das suas marcas registradas era a chamada “paradinha” na hora de cobrar o pênalti. Ele dava uma ameaçada antes do chute, o goleiro caía e o craque só rolava para o gol.
E essa forma dele cobrar as penalidades acabou criando uma tendência entre jogadores, que viram uma forma clara de ganhar vantagem em relação ao goleiro. Então, a Fifa acabou mudando a regra e proibindo a paradinha.
No podcast “Podpah”, Neymar falou sobre essa época e disse sentir saudade. Primeiro, o apresentador relembrou os duelos contra o Rogério Ceni, ex-goleiro do São Paulo, e citou que a regra foi mudada por causa dele.
“Mudou a regra do pênalti por causa dele. Não tem mais paradinha no pênalti por causa dele”, disse o entrevistador.
“É verdade. Eu sinto muita saudade da paradinha. O Rogério Ceni é um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro, era o único jeito que eu tinha de fazer o gol. Mas acabou, tiraram a graça”, brincou o craque.
Paradinha foi aprimorada
Na sequência, o atacante santista disse que o lance começou a ficar manjado pelos goleiros, o que obrigou ele a aprimorar o recurso.
“Eu dei uma aprimorada na paradinha. Porque como eu estava fazendo muito, eu comecei a dar duas. Teve um jogo na Vila Belmiro que eu dei uma paradinha e o goleiro ficou em pé, ai eu vou e dou outra, o goleiro pula e eu faço o gol. Dei uma aprimorada”, relembrou Neymar
Neymar “ensinou” Messi a cobrar pênaltis
Mesmo sem a paradinha, Neymar se tornou um dos maiores batedores de pênalti do mundo. E, ainda no “Podpah”, o camisa 10 santista disse que deu uns toques até em Lionel Messi, seu ex-companheiro de Barcelona e PSG.
“Eu dei um toque nele. Em pênalti. A gente estava falando da forma como eu bato, ele perguntou como eu conseguia bater. Eu olhei para ele e falei: ‘você é louco? Você é o Messi. Se eu consigo, você também consegue. Vamos treinar.’ Ele começou a dar risada e começou a fazer. Na Copa que ele ganhou, ele bateu vários assim. O único que ele não bateu olhando para o goleiro, ele errou”, contou Neymar.
Atacante pode voltar à seleção brasileira
Um dos objetivos de Neymar neste retorno ao futebol brasileiro é voltar a atuar na seleção para chegar bem na próxima Copa do Mundo.
Agora, este retorno está próximo. Isso porque, o técnico Dorival Júnior divulgou uma pré-lista com 52 nomes para os compromisso pelas Eliminatórias. E o nome do craque aparece na lista. O Brasil encara a Colômbia no dia 20 de março e a Argentina no dia 25 do mesmo mês.

