Home Vôlei Seleção masculina de vôlei: Darlan mira recorde mundial após saque decisivo pela Liga das Nações (VNL)

Seleção masculina de vôlei: Darlan mira recorde mundial após saque decisivo pela Liga das Nações (VNL)

Oposto do Brasil foi um dos destaques do time comandado por Bernardinho nesta primeira semana da Liga das Nações, principalmente por seus saques

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Seleção masculina de vôlei: Darlan mira recorde mundial após saque decisivo pela Liga das Nações (VNL)

Darlan durante jogo entre Brasil e Eslovênia pela VNL 2025 no Maracanãzinho (Foto: Mauricio Val/FV Imagem/CBV)

Um dos principais nomes da seleção masculina de vôlei na primeira semana da VNL, disputada no Rio de Janeiro, Darlan ficou próximo de quebrar um recorde mundial de saque com mais velocidade em partidas oficiais. Ontem (15), o Brasil venceu a Eslovênia por 3 sets a 0, mas um ace decisivo do oposto chamou a atenção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Darlan acertou um saque que teve uma velocidade de 130 km/h, quando os eslovenos venciam o segundo set por 24 a 22, estando a um ponto de fechar a parcial. Depois, a nossa seleção acabou virando e vencendo por 29 a 27. Mas, o saque forte não foi uma novidade para ele. Na mesma edição da Liga das Nações, chegou a 133km/h contra Irã e Cuba.

Recorde mundial próximo de ser quebrado

Esses saques em alta velocidade colocam Darlan próximo de quebrar o recorde mundial. O saque mais rápido do vôlei masculino é do cubano naturalizado polonês, Wilfredo León, que atingiu uma velocidade de 138 km/h. Já o maior recorde da história da VNL é também de León, que sacou a 135,6 km/h, em 2021.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao final da partida, o jogador brasileiro falou que tem a expectativa de quebrar esse recorde em breve, dizendo que a confiança faz a diferença neste momento. “É questão de confiança. Acabou que eu nem olhei para o Bernardo para saber se eu ia sair ou não. Só fui direto sacar e falei: “agora é o meu momento, vou tentar ajudar ao máximo”, disse ele ao falar sobre o lance.

Seleção masculina de vôlei na VNL

O Brasil busca o seu segundo título da Liga das Nações de vôlei masculino, tendo vencido pela primeira vez em 2021. Criada em 2018, substituindo a Liga Mundial, a seleção brasileira chegou em todas as edições na fase final. Além do título conquistado, teve como melhor colocação o quarto lugar, em 2018 e 2019.

Na atual edição, após quatro jogos disputados, a seleção masculina aparece na terceira posição, com nove pontos conquistados, com três vitórias e uma derrota. Nesta primeira fase, cada equipe disputa 12 partidas, com os oito primeiros avançando às quartas de final. Veja abaixo os jogos que restam para o Brasil na primeira fase:

PUBLICIDADE
  • 25 de junho – Canadá x Brasil – 18h
  • 26 de junho – Brasil x China – 18h
  • 28 de junho – Brasil x Itália – 18h
  • 29 de junho – Brasil x Polônia – 18h
  • 16 de julho – Argentina x Brasil – 00h
  • 18 de julho – Brasil x Japão – 7h20
  • 19 de julho – Turquia x Brasil – 3h30
  • 20 de julho – Alemanha x Brasil – 2h30
Better Collective