Igor Jesus em PSG x Botafogo (Vítor Silva/Botafogo)
Na noite de ontem (19), o Botafogo surpreendeu e venceu o PSG, atual campeão da Champions League, assumindo a liderança isolada do grupo B da Copa do Mundo de Clubes. O time francês, que vinha de duas goleadas aplicadas contra a Inter de Milão e Atlético de Madrid, não conseguiu ser eficiente no ataque e furar a defesa botafoguense.
Depois da partida, os principais jornais franceses repercutiram essa derrota do favorito Paris Saint-Germain para o clube brasileiro. Nos principais veículos do país, houve um tom mais crítico ao avaliar o desempenho do PSG, entendendo que esteve abaixo do esperado. De fato, o time comandado por Luis Enrique deu apenas dois chutes no alvo.
O que disseram os jornais franceses
O “L’Équipe” colocou na manchete em destaque “caiu de um pedestal” e pontuou no texto que o time dentro de campo não justificou todo o investimento que foi feito. O veículo ainda apontou que os franceses tiveram apatia e não foram eficientes nas finalizações, deixando o Botafogo confortável na partida.
Já o “Le Parisien”, preferiu ligar um alerta pensando no restante da competição. “Derrota surpreendente, ataque inofensivo e classificação em perigo. O que vamos lembrar de PSG x Botafogo”, trouxe o jornal na manchete, dando um destaque maior também para o setor ofensivo que não funcionou na partida, além de não conseguir reagir após o gol sofrido.
Por fim, o “Le Figaro” fez referência ao dono da SAF do Fogão, que também comanda o Lyon, um dos principais rivais do time parisiense. “Confuso e sem ideias, PSG cai para o Botafogo de John Textor”, disse a manchete. No texto, o portal elogiou a organização tática do Glorioso e criticou a falta de ideias do clube europeu.
A imprensa de outros países também repercutiram a partida. O jornal “Marca”, da Espanha, relembrou que o próximo jogo do clube carioca é contra o Atlético de Madrid, que “está contra a parede”. Eles ainda destacam que o PSG “voltou para a realidade”. Já o argentino “Olé”, classificou essa vitória como “zebra histórica”, além de elogiar a postura do Botafogo no jogo.
Botafogo confortável no Mundial de Clubes
Com a liderança do grupo B, tendo 100% de aproveitamento no Mundial de Clubes, o Botafogo precisa apenas de um empate na última rodada para avançar em primeiro. Se for derrotado, ainda classifica em segundo, desde que não seja goleado. O atual campeão da Libertadores só fica fora do mata-mata se perder por três ou mais gols de diferença do Atlético de Madrid. Este confronto acontece na próxima segunda-feira (23), às 16h (de Brasília).
Vale lembrar que quem passar desse grupo, enfrenta nas oitavas de final quem avançar no grupo A, que tem o Palmeiras. Sendo assim, podemos ter um confronto de brasileiros na próxima fase, se um avançar em primeiro e o outo em segundo. Atualmente, os dois lideram seus grupos e não iriam se enfrentar, mas o cenário pode mudar no último jogo.

