Mauro Beting falou sobre o Mundial do Palmeiras (Reprodução)
O Palmeiras é um dos representantes do futebol brasileiro no Mundial de Clubes, o que reacendeu a discussão histórica se o Verdão é campeão do mundo. O clube considera a Copa Rio de 1951 como Mundial e diz estar em busca do bicampeonato, enquanto os rivais discordam. A Fifa já chegou a reconhecer, mas depois voltou atrás. Hoje, trata como uma conquista intercontinental, mas não coloca na lista de campeões do Mundial.
Em participação ao podcast “Flow”, exibido no Youtube, o jornalista Mauro Beting entrou na polêmica e deu sua opinião, acreditando que o Alviverde não tem Mundial, buscando, então, este título inédito. “O Palmeiras está buscando o seu título mundial agora na Copa do Mundo de Clubes. Os torcedores ficam bravos comigo. Para mim, o Palmeiras não tem Mundial e os palmeirenses querem me matar. Faz parte do negócio, o Mauro palmeirense discorda de muitas coisas do Mauro jornalista”, opinou.
Mauro Beting exalta conquista do Verdão
Na sequência, Mauro Beting falou mais sobre o torneio vencido pelo clube paulista, acreditando ter sido muito importante para o contexto da época e para o futebol brasileiro. “A Copa Rio de 1951 foi a primeira conquista intercontinental do futebol brasileiro, em nível de clube e seleção, um ano depois do ‘maracanazo'”, iniciou.
O comunicador relembrou que a conquista resgatou o orgulho do brasileiro, que se uniu para torcer pelo Verdão. “116 mil pessoas no Maracanã não gritavam ‘Palmeiras’, gritavam ‘Brasil’. O clube pensou em jogar com uniforme branco, que era o da seleção brasileira na época. Presidentes de Santos, Corinthians e São Paulo pediram para suas torcidas recepcionarem a delegação do Palmeiras… então, não importa se a Fifa não considera Mundial. Não é fax, é fato. Foi uma grande conquista, mas não importa se é mundial.”
Sobre a história do Mundial de Clubes
Há também uma discussão se os torneios vencidos antes de 2005 podem ser considerados mundiais, já que não recebiam esse nome e não tinham a organização da Fifa. A entidade passou a comandar o torneio a partir de 2005, quando começou a ter clubes de todos os continentes. Antes, era chamado de “intercontinental” e havia apenas um representante da Europa e um da América do Sul, que duelavam entre si para definir o campeão.
Sobre esse tema, Mauro Beting considera como Mundial todos os torneios intercontinentais que tiveram entre 1960 e 2004, com Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo ganhando nesta época. “É campeão do Mundo, era o campeão da Conmebol contra o campeão da UEFA. E ainda bem que a Toyota assumiu a partir de 1980, porque em 1975 e 1978 nem houve a disputa do Mundial, além de alguns anos nem irem os campeões. Então, tinha essa bagunça. Mas, é evidente que são campeões do mundo”, opinou.
Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes
O Alviverde terminou a primeira fase da atual edição do Mundial de Clubes como líder do grupo A. Com isso, vai enfrentar nas oitavas de final o segundo colocado do grupo B, que foi o Botafogo. O duelo entre brasileiros acontece neste sábado (28), às 13h (de Brasília). Quem avançar, enfrenta nas quartas o ganhador de Benfica x Chelsea.

