João Fonseca bate norte-americano na segunda rodada de Wimbledon (Charlie Crowhurst/Getty Images)
João Fonseca e Bia Haddad tiveram seus primeiros adversários em Wimbledon 2025 conhecidos. Os sorteios das chaves foi realizado nesta sexta-feira (27) em Londres. As partidas da chave principal começam na próxima segunda (30) no All English Club.
E os únicos brasileiros não tiveram tanta sorte no chaveamento. Na chave feminina, Bia encara a eslovaca Rebecca Srakova, atual 36ª do ranking. A partida está prevista para acontecer, já na segunda, mas ainda sem horário e quadra definidas. Vale lembrar que Bia Haddad Maia ganhou quatro das seis partidas contra Srakova na WTA.

João Fonseca encara tenista da casa na estreia
Já pelo lado do carioca de 18 anos, a estreia pode ser menos dificil. Fonseca caiu para jogar contra o britânico Jacob Fearnley, que ocupa nesta semana o 51º posto da ATP. Em termos de retrospecto, o brasileiro leva a melhor, até agora: a primeira vitória veio no Challenger de Camberra, no inicio de 2025, com o placar de um duplo 6/3 na fase semifinal. O outro encontro aconteceu na abertura da chave do Masters 1000 de Indian Wells, também na atual temporada. A partida teve nova vitória de Fonseca, dessa vez, em três sets: 6/2, 1/6 e 6/3. Vale ressaltar que o embate, em Wimbledon, será o primeiro na grama entre eles.
Três brasileiros não passaram no quali de Wimbledon
O fato é que o tênis brasileiro poderia ser representado por cinco atletas no terceiro Grand Slam do ano em simples. Mas Thiago Monteiro, Thiago Wild, Felipe Meligeni e Laura Pigossi não passaram da fase classificatória para a chave principal.
No masculino, Wild não passou da estreia contra o cazaque Mikhail Kukushkin perdendo, de virada, por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 4/6 e 3/6. Monteiro também parou na estreia tendo que abandonar a partida frente ao japonês Yosuke Watanuki, quando a partida estava em 6/6 no segundo set. Por fim, Felipe Meligeni foi até a segunda rodada, mas não resistiu ao também japonês Shintaro Mochizuki. Na estreia do quali, Meligeni havia batido ao equatoriano Álvaro Meza.
Na chave feminina, a única representante dos brasileiros foi Laura Pigossi que não passou da fase inicial perdendo para a experiente canadense Bianca Andreescu por 6/2 e 6/1.
Bia e João vem de torneios prévios na grama
Tanto Bia Haddad, quanto João Fonseca vem de torneios preparatórios na grama. Bia não passou da estreia no WTA 250 de Nottingham em simples, mas foi campeã nas duplas ao lado da alemã Laura Siegemund. Já no WTA 500 de Bad Homburg, Haddad Maia venceu Ashlyn Krueger e Elina Svitolina. A campanha da paulista parou na italiana Jasmine Paolini nas quartas. A tenista da Itália venceu por 2 sets a 0, parciais de duplo 7/5.
Enquanto isso, João Fonseca foi disputar o ATP 250 de Eastbourne onde bateu o belga Zizou Bergs por 2 sets a 1, parciais de 7/6, 0/6 e 6/3 na estreia. Mas a campanha de João parou na rodada seguinte no norte-americano Taylor Fritz que venceu por 2 sets a 1 com os placares de 6/3, 6/7 e 7/5.

