Filipe Luís no comando do Flamengo - Foto: Wagner Meier/Getty Images
O Flamengo encerrou sua participação no Mundial de Clubes orgulhoso do trabalho realizado. Apesar da eliminação para o Bayern de Munique nas oitavas de final, a avaliação foi positiva, sobretudo a respeito de Filipe Luís, cujo contrato termina em dezembro de 2025. A renovação do seu vínculo, assim como uma valorização salarial, é uma das principais pautas no Rubro-Negro.
Segundo Renato Maurício Prado, o ex-lateral possui vencimentos bem mais modestos quando comparado a outros técnicos no futebol brasileiro. Aposentado em 2023, completará um ano como treinador profissional em setembro e já ostenta três títulos no comando da equipe carioca.
“Vocês sabem quanto o Filipe Luís ganha? O Filipe Luís ganha R$ 300 mil. Estão acertando a renovação de contrato dele, está praticamente certa e ele deve no mínimo dobrar isso. Ir para R$ 600 mil. Ainda é um grande salário, mas se você pegar os técnicos de ponta do futebol brasileiro, todos ganham bem mais que isso. O Abel Ferreira ganha para lá de 1 milhão, o Renato Gaúcho deve ganhar perto disso, Dorival… todos eles ganham e muito bem”, disse Renato Maurício Prado, em seu canal no YouTube.
“O Boto 500 mil por mês, irão fazer um novo contrato com o Filipe Luís em torno de 600 mil, mas só até o final do ano que vem. É claro, se for bem, pode renovar, mas sempre fica também aquele risco. Se o Flamengo começar a ganhar muito e aí eventualmente um europeu vem aqui buscá-lo”, completou.
Filipe Luís tem números impressionantes no Flamengo
Escolhido para ser o substituto de Tite, em 2024, Filipe Luís teve um sucesso meteórico, conquistando em poucos meses três títulos na nova função: Copa do Brasil, Campeonato Carioca e Supercopa do Brasil. Seu nome, inclusive, chegou a ser especulado para dirigir a seleção brasileira que, na oportunidade, tinha o cargo vago.
Aos 39 anos, Filipe Luís, treinador mais jovem do Mundial de Clubes ao lado de Vincent Kompany, comandou o Flamengo em 51 partidas. Ao todo, são 33 vitórias, 14 empates e quatro derrotas, com aproveitamento de 73% dos pontos. Na área técnica, viu o time marcar 91 gols e sofrer 26.
Ao que tudo indica, o caminho natural será a renovação contratual, até mesmo por ser a vontade de ambas as partes. Com um salário considerado baixo para os padrões do futebol brasileiro, o mesmo deve receber um aumento.
Foco no Brasileirão e Libertadores
Depois do Mundial, o Flamengo tem como prioridade as disputas do Campeonato Brasileiro e também da Libertadores. O primeiro compromisso acontece já no próximo dia 12, contra o São Paulo, no Maracanã, pela 13ª rodada da Série A.
Nas oitavas de final da Libertadores, o rival será o Internacional. Enquanto na Copa do Brasil é o Atlético-MG seu oponente.

