Villasanti e Romero em duelo de 2024 (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Após conquistar a Recopa Gaúcha, o Grêmio volta a campo neste domingo (13) pelo Campeonato Brasileiro. Pela 13ª rodada da competição, a equipe enfrenta o Cruzeiro às 20h30, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.
Em estágios diferentes na tabela, o Grêmio chega para o confronto ocupando uma posição intermediária, buscando se aproximar do pelotão de cima. No momento, a equipe é a 11ª colocada, com 16 pontos, quatro a menos que o G-6 e cinco acima da zona de rebaixamento. Já o Cruzeiro vive uma fase melhor, é o vice-líder do campeonato, com 24 pontos, e sonha em terminar a rodada na liderança.
Onde assistir Cruzeiro x Grêmio
O confronto entre os gigantes do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais terá transmissão exclusiva no Amazon Prime (streaming).
Retrospecto entre as equipes
Em todas as competições foram disputados 82 jogos entre as duas equipes, com vantagem para os mineiros, que possuem 33 vitórias, enquanto o Grêmio tem 26 triunfos, além de 23 empates. No ano passado, o Tricolor Gaúcho não venceu o Cruzeiro pelo Brasileirão. Em Minas, as equipes empataram em 1 a 1, e no Sul, a Raposa venceu por 2 a 0.
Prováveis escalações
Em ótima fase antes da pausa, a equipe comandada por Leonardo Jardim busca manter a sequência de resultados positivos e torce por um tropeço do Flamengo diante do São Paulo, para ter a chance de assumir a liderança. No meio da semana, venceu o Banfield por 1 a 0 e deve repetir a mesma escalação utilizada no amistoso.
Provável escalação: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero e Lucas Silva; Christian, Matheus Pereira e Marquinhos; Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
Mano Menezes deve escalar uma equipe modificada em relação à que venceu o São José pela Recopa Gaúcha. Villasanti e Braithwaite, que teve o contrato renovado, devem retornar ao time titular. Kannemann é dúvida, enquanto outros três possíveis titulares são desfalques: Dodi (suspenso), Marlon (emprestado pelo Cruzeiro) e Cuéllar (processo de aprimoramento físico).
Provável escalação: Tiago Volpi; Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Jemerson (Kannemann) e Lucas Esteves; Villasanti, Alex Santana, Alysson, Cristaldo e Amuzu; Braithwaite. Técnico: Mano Menezes.
Equipe de arbitragem
- Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
- Auxiliares: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Andrey Luiz de Freitas (PR)
- Quarto árbitro: Luciano da Silva Miranda Filho (CE)
- VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)

