Home Futebol Grêmio é derrotado pelo Alianza Lima, se complica na Sul-Americana e frustra torcida: “Inimigos do bom futebol”

Grêmio é derrotado pelo Alianza Lima, se complica na Sul-Americana e frustra torcida: “Inimigos do bom futebol”

Com gols no segundo tempo, Grêmio é derrotado por 2 a 0, no Peru, e precisará reverter a desvantagem nos playoffs da Sul-Americana, em Porto Alegre

Joao Victor Viana
Colaborador do Torcedores
Grêmio é derrotado pelo Alianza Lima, se complica na Sul-Americana e frustra torcida: “Inimigos do bom futebol”

Jogadores titulares do Grêmio em Lima (Foto: Divulgação/Grêmio)

O Grêmio iniciou sua trajetória no mata-mata da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira (16). A equipe gaúcha foi até Lima, no Peru, e perdeu para o Alianza Lima por 2 a 0, no Estádio Alejandro Villanueva, pelos playoffs da competição continental. Os gols do jogo foram marcados no segundo tempo, por Gentile e Eryc Castillo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As equipes disputam uma vaga nas oitavas de final da competição. Quem avançar no confronto enfrentará a Universidad Católica, de Quito. A partida de volta está marcada para a próxima quarta-feira (23), às 21h30, na Arena, em Porto Alegre. O Grêmio precisa vencer por dois gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis. Para se classificar nos 90 minutos, o Tricolor Gaúcho precisa vencer por três gols ou mais de diferença.

Primeiro tempo com chances dos dois lados

O Grêmio foi ao Peru com mais de meio time modificado em relação à equipe que perdeu para o Cruzeiro no último fim de semana, pelo Brasileirão. Mano Menezes tirou Gustavo Martins, Lucas Esteves, Alex Santana, Cristaldo, Amuzu e Arezo, e promoveu as entradas de Igor Serrote, Marlon, Dodi, Edenílson, Aravena e André Henrique.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O primeiro tempo foi apenas razoável por parte da equipe brasileira. Três finalizações do Grêmio levaram perigo: a primeira com André Henrique, com menos de 10 segundos de jogo; depois, Alysson e Edenílson também pararam no goleiro Viscarra. Do outro lado, os mandantes tiveram mais posse de bola e criaram a melhor chance da primeira etapa com Eryc Castillo, que invadiu a área e bateu de canhota, mas Igor Serrote, em um carrinho preciso, evitou o gol.

Segundo tempo para esquecer

Nos primeiros minutos do segundo tempo, o Grêmio manteve um jogo equilibrado com o Alianza Lima. As ações estavam controladas, mas isso se perdeu logo aos 13 minutos, quando a equipe da casa atacou pela esquerda com Castillo, Guerrero quase marcou de cabeça, e, na sobra, Gentile completou para as redes. Dois minutos depois, novamente Eryc Castillo criou pelo lado esquerdo e, desta vez, em jogada individual, finalizou para o gol.

Nos 30 minutos restantes, o Grêmio foi inoperante. As tentativas de longa distância foram a tônica da equipe, mas nada que levasse real perigo ao adversário.

PUBLICIDADE

Torcedores do Grêmio demonstram decepção com o time

Durante a partida e após o apito final, torcedores do Grêmio demonstraram insatisfação com o desempenho da equipe e com o resultado conquistado em campo. Um dos torcedores definiu o elenco como “inimigos do bom futebol”.

PUBLICIDADE

Outro torcedor comentou que não tem mais nenhum tipo de esperança de que uma reviravolta aconteça em Porto Alegre, na próxima semana. Para o gremista, o foco agora deve ser o Brasileirão, com o objetivo de alcançar os 45 pontos que livram do rebaixamento.

Apesar do desempenho ruim, ainda há gremistas que acreditam na virada. Segundo um torcedor, a Arena precisa estar lotada, mas a diretoria também precisa se atentar a novas contratações.

PUBLICIDADE

Próxima partida do Grêmio

Antes do jogo de volta pela Copa Sul-Americana, o Grêmio tem um desafio pelo Campeonato Brasileiro. No sábado (19), às 17h30, o Imortal enfrenta o Vasco, no Rio de Janeiro, pela 15ª rodada. No Brasileirão, o Tricolor ocupa a 12ª colocação.

Ficha técnica – Alianza Lima x Grêmio (Copa Sul-Americana 2025)

Data: 16 de julho de 2025 (quarta-feira)

Horário: 21h30 (Horário de Brasília)

PUBLICIDADE

Local: Alejandro Villanueva (Lima, Peru)

Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)

Cartões amarelos: Garcés, Erycy Castillo (Alianza Lima); Wagner Leonardo, Edenílson (Grêmio)

Gols: Gentile, Erycy Castillo (Alianza Lima)

PUBLICIDADE

Escalação do Alianza Lima: Viscarra; Guillermo Enrique, Zambrano, Garcés, Trauco; Noriega, Gaibor (Cari), Cantero (Sergio Peña), Erycy Castillo; Quevedo (Gentile); Guerrero (Barcos). Técnico: Néstor Gorosito

Escalação do Grêmio: Tiago Volpi; Wagner Leonardo, Kannemann; Marlon; Dodi, Villasanti (Alex Santana), Edenílson (Monsalve); Alysson (Ronald), Aravena (Pavón), André Henrique (Amuzu). Técnico: Mano Menezes

Better Collective