Balbuena com a camisa do West Ham (Foto: Divulgação/West Ham)
O setor defensivo continua sendo uma das principais prioridades da diretoria do Grêmio na busca por reforços. Nos três jogos disputados pela equipe após a pausa para o Mundial de Clubes, o time sofreu sete gols, média superior a dois por partida, e ainda não conquistou nenhuma vitória nesse período.
O grande sonho do clube nesta janela era a contratação de Adryelson, mas o zagueiro acertou com o Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, frustrando os planos da diretoria tricolor. Desde então, os dirigentes têm buscado um novo alvo para apresentar uma proposta oficial. Um dos nomes avaliados é o do zagueiro paraguaio Fabián Balbuena, ex-Corinthians.
Grêmio analisa a situação de Balbuena
A informação de que o Grêmio estuda a contratação de Balbuena é do jornalista Eduardo Gabardo. Segundo ele, o defensor agrada à direção por reunir características desejadas: é destro, experiente e tem perfil de liderança. O jogador poderá receber uma proposta nos próximos dias.
“Está com 33 anos o Balbuena, tem quase 50 partidas pela seleção do Paraguai, e, neste momento, está livre no mercado. Terminou o contrato com o Dínamo de Moscou, da Rússia, e ele está no Paraguai treinando. Está livre para acertar com o clube que quiser”, informou Gabardo.
Ainda de acordo com o jornalista, o Grêmio não formalizou uma proposta até o momento e as questões financeiras ainda não estão em pauta. O nome está sendo avaliado pelo departamento de futebol, e novidades podem surgir em breve.
Experiência no Brasil e na Europa
Balbuena teve uma passagem marcante pelo futebol brasileiro. Entre 2016 e 2018, defendeu o Corinthians, onde conquistou títulos estaduais e o Campeonato Brasileiro de 2017. Voltou ao clube entre 2022 e 2023, mas sem o mesmo destaque. Fora do Brasil, o zagueiro paraguaio atuou pelo West Ham, da Inglaterra, e pelo Dínamo Moscou, da Rússia, seu clube mais recente.
Sua experiência internacional também é reforçada pelas frequentes convocações à seleção do Paraguai. Balbuena disputou cinco edições da Copa América e participou de uma Olimpíada, sendo uma das principais duplas de Gustavo Gómez, do Palmeiras.

