Vitão, zagueiro do Internacional (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
O Internacional vem em uma crescente no Campeonato Brasileiro. Desde o retorno da pausa para o Mundial de Clubes, são três jogos e três vitórias. Duas em casa, contra Vitória e Ceará, e a mais recente, na Vila Belmiro, contra o Santos.
Além dos gols marcados e dos nove pontos conquistados, que levaram a equipe da 17ª para a 10ª colocação no campeonato, a defesa também tem sido uma boa notícia. Em três jogos, a equipe sofreu apenas um gol, marcado por Barreal no fim da partida contra o Peixe, quando o placar já estava 2 a 0. Porém, para o final de semana, Roger Machado terá um desfalque importante no setor defensivo: Vitão.
Vitão fora do próximo jogo
Com o objetivo de manter a sequência positiva no Brasileirão, o Internacional enfrenta o Vasco no próximo domingo (27), às 18h30, no Beira-Rio, pela 17ª rodada. Uma certeza na escalação do Colorado é a ausência de Vitão, o zagueiro recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do confronto por cumprir suspensão automática.
Aos 25 anos, Vitão é o grande pilar da zaga colorada nesta temporada. Alternando de companheiro em algumas partidas, o jogador, que, inclusive, desperta olhares da Europa, é titular absoluto sempre que está disponível.
As opções de Roger Machado para escolher o substituto
O trabalho desta sexta (25) e sábado (26) será importante para que Roger Machado escolha quem será o titular na zaga do clube gaúcho contra o Cruzmaltino. Victor Gabriel deve ser mantido pelo lado esquerdo e, para atuar ao seu lado, o treinador tem três opções: Clayton Sampaio, Gabriel Mercado e Juninho.
Clayton e Mercado são as opções mais prováveis, por estarem habituados a jogar pelo lado direito da defesa, mesma função de Vitão. Juninho, que é canhoto, costuma atuar pela esquerda, mas também pode ser o escolhido.
Um ponto preocupante comum entre os três jogadores é que nenhum deles atingiu 10 jogos no ano. Quem mais jogou é justamente quem aparece como terceira opção, Juninho, que entrou em campo nove vezes em 2025. Clayton participou de quatro jogos, totalizando 185 minutos, e Mercado ainda não atuou nesta temporada. O argentino se recupera de uma lesão no ligamento cruzado anterior desde setembro do ano passado.

