Nino com companheiros do Fluminense em campo. (Foto de Wagner Meier/Getty Images)
O Fluminense deu o primeiro passo para tentar repatriar um dos pilares da campanha do título continental de 2023. O clube abriu negociação com o Zenit, da Rússia, para trazer de volta o zagueiro Nino, que atualmente é titular absoluto da equipe europeia. Apesar da resistência inicial dos russos em liberá-lo, o Tricolor das Laranjeiras está disposto a fazer um investimento financeiro e aposta no desejo do jogador de retornar ao Rio.
Fluminense tenta repatriar Nino e vê vontade do jogador como trunfo
Segundo apuração do jornalista Marcello Neves, a diretoria tricolor já se reuniu com o estafe de Nino e recebeu sinal verde para formalizar uma proposta ao clube russo nos próximos dias. O presidente Mário Bittencourt está à frente das tratativas e mantém boa relação com os dirigentes do Zenit, algo que pode facilitar o diálogo, apesar da complexidade da operação.
Revelado pelo Criciúma e com passagem marcante no Fluminense entre 2019 e 2023, Nino tem contrato com o Zenit até junho de 2028. Pelo Tricolor, disputou 246 jogos e marcou 13 gols, sendo capitão nas conquistas recentes e peça-chave na campanha do título da Libertadores. Sua última partida foi na final do Mundial de Clubes contra o Manchester City em dezembro de 2023.
Torcida aprova retorno: “Esse chega pra resolver a zaga”
A repercussão entre os torcedores foi imediata. A possível volta de Nino animou as redes sociais. No X (antigo Twitter), o torcedor identificado como @Pedro_Lotto0 comentou em tom de empolgação: “Paga logo os 8 milhões @oflumedomina, esse chega pra resolver a zaga ao lado do monstro”
Desde a saída do zagueiro, o sistema defensivo do Fluminense tem sido alvo de críticas da torcida, que enxerga em Nino a outra vaga absoluta ao lado de Thiago Silva no setor. A volta do defensor é vista como reforço técnico e simbólico, já que ele foi um dos protagonistas da era mais vitoriosa do clube nas últimas décadas.
Ainda não há prazo para a definição do negócio, mas o Fluminense segue otimista e espera contar com o zagueiro já para a reta final da temporada. A novela ainda está começando, mas o apoio da torcida é desde que o atleta deixou o Time de Guerreiros.

