Francis Amuzu, em sua apresentação no Grêmio (LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)
Desconhecido dos torcedores brasileiros, Francis Amuzu foi uma das apostas do Grêmio para a temporada. O ponta belga realizou 250 jogos pelo Anderlecht, um dos times mais tradicionais de seu país e o único clube que defendeu antes de chegar ao Brasil em fevereiro.
Entretanto, Amuzu vem enfrentando dificuldades no Tricolor Gaúcho. Sem cair nas graças dos gremistas, o atacante de 25 anos realizou 20 jogos com a camisa tricolor e marcou apenas dois gols, diante do Red Bull Bragantino pelo Brasileirão Série A e do São José na Recopa Gaúcha. Contra o Fortaleza na última terça (29), não saiu do banco de reservas na vitória por 2 a 1 na Arena do Grêmio.
De acordo com informações do jornalista Jeremias Wernek, o atleta europeu vem enfrentando problemas de adaptação no país. Além disso, o jogador ainda não aprendeu a falar português e estaria isolado junto ao grupo de jogadores.
Dois times estariam interessados em Amuzu
Deste modo, o apresentador mostrou convicção de que o Grêmio não dificultaria uma eventual saída de Amuzu, que tem contrato com o Imortal até o fim de 2026. Já o setorista Fábio Vargas complementou que o Al-Riyadh realizou uma sondagem por Amuzu. Além do clube da Arábia Saudita, o próprio Anderlecht teria interesse no retorno do atacante gremista.
“O que a gente tem hoje é um jogador sem confiança. O que a gente tem hoje é um cara com salário muito alto e um cara que, se vier uma proposta, eu não tenho dúvida de que ele e o Grêmio vão dizer assim: ‘Onde é que eu assino?'”, frisou Jeremias Wernek, em seu canal.
Braithwaite e Davide Ancelotti foram citados pelos torcedores do Grêmio
Os tricolores apoiam uma eventual transferência de Amuzu. Na rede social X, os internautas ironizaram o fato do belga ainda não ter se familiarizado com o idioma de Camões, comparando com o centroavante dinamarquês Braithwaite e o técnico italiano Davide Ancelotti, que aprendeu rapidamente a língua depois de assumir o Botafogo.
“Esse cara não faz força alguma. Um dinamarquês fala português”, observou um torcedor do Grêmio no antigo Twitter. “Adaptou até um dinamarquês. Ele tá fazendo corpo mole pra vazar, que vaze logo”, disparou outro seguidor. “Depois que eu vi o técnico do Botafogo aprender português em um mês, eu não defendo mais. Quem realmente quer, consegue”, definiu um gremista.

