Marcel Ruiz em ação pelo Toluca (Rodrigo Oropeza/Getty Images)
O Palmeiras vendeu nas últimas semanas o volante Richard Ríos, que foi para o Benfica, por cerca de 30 milhões de euros, se tornando uma das maiores negociações do Verdão. Agora, o clube vai no mercado atrás de um nome para substituir o atleta, que era peça fundamental para o esquema do técnico Abel Ferreira.
Então, de acordo com o jornalista Jorge Nicola, o principal nome que o Palmeiras deseja é o volante Marcel Ruiz, que pertence ao Toluca, do México. Segundo as informações, o jogador teria recusado uma primeira oferta palmeirense, mas o negócio ainda pode acontecer. “Ele recusou a primeira proposta como justificativa que tem o desejo de jogar na Europa. O Palmeiras, então, decidiu aguardar, torcendo para que não chegue propostas interessantes do futebol europeu”, disse.
Se a negociação for para frente, Nicola diz que o Verdão tem um acordo com o clube mexicano para pagar cerca de 12 milhões de euros no jogador de 24 anos. Embora seja um valor alto, está dentro do orçamento do clube, que entende ser um investimento válido por se tratar de um jovem com potencial futuro.
Quem é Marcel Ruiz, alvo do Verdão
O mexicano Marcel Ruiz fez toda a carreira no seu país, até então. Ele foi revelado pelo Querétaro, onde jogou entre 2018 e 2020. Depois, passou pelo Tijuana, ficando até 2022, quando foi vendido ao Toluca e se tornou um dos destaques do time. Por lá, já soma 127 partidas, com 16 gols e 17 assistências. Na última temporada, fez 42 jogos, com 12 participações em gols. O atleta acumula oito partidas pela seleção principal do México.
Wendel e Deossa descartados
Após a saída de Richard Ríos, alguns outros nomes chegaram a ser especulados no Palmeiras, mas não deve ter negócio. Um deles é o volante Nelson Deossa, do Monterrey, que acabou acertando com o Betis. Outro é o brasileiro Wendel, do Zenit. Mas, segundo Nicola, o Verdão descartou essa contratação pela questão financeira, já que o Zenit pediu 20 milhões de euros, valor considerado caro pelo clube paulista.
Wendel teve uma passagem curta pelo Brasil, atuando apenas em 2017, vestindo a camisa do Fluminense. Em janeiro de 2018, foi para o Sporting, ficando até 2020, quando acertou com o Zenit, por 20 milhões de euros. Em 2025, chegou a acertar com o Botafogo para ser reforço neste segundo semestre, mas a negociação foi cancelada por questões políticas envolvendo John Textor.
Próximo jogo do Palmeiras
Após perder o clássico para o Corinthians, pelo jogo de ida da Copa do Brasil, o Verdão vira a chave e volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde o clube ocupa a terceira colocação. No domingo (03), o time comandado por Abel Ferreira encara o Vitória, fora de casa, pela penúltima rodada do primeiro turno. A bola rola às 19h30.

