Home Tênis Imprensa internacional analisa temporada do tenista brasileiro João Fonseca: “Parecia destinado à grandeza”

Imprensa internacional analisa temporada do tenista brasileiro João Fonseca: “Parecia destinado à grandeza”

Após um início promissor, jovem brasileiro enfrenta momento instável na temporada e vira alvo de críticas na imprensa estrangeira

Jamis Gomes Jr.
Repórter no Torcedores.com. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior, Techpost, Esportelândia, Surto Olímpico, entre outros. Coberturas esportivas no Rio Open, Superliga, NBB, WSL e mais. Escrevo crônicas com alma — onde o esporte encontra a poesia e a verdade.
Imprensa internacional analisa temporada do tenista brasileiro João Fonseca: “Parecia destinado à grandeza”

O brasileiro João Fonseca reagindo após escorregar contra o chileno Nicolas Jarry durante a partida da terceira rodada de Wimbledon 2025. (Foto de Hannah Peters/Getty Images)

O tenista brasileiro João Fonseca, uma das maiores promessas do esporte nacional, vem sendo alvo de atenção no Brasil e na mídia internacional. Neste sábado (2), o jornalista Ethan White, da MSports, publicou um artigo analisando o atual momento do jovem de 18 anos, que vive uma temporada de altos e baixos no circuito profissional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

João Fonseca enfrenta oscilação na temporada e divide opiniões entre promessa e incerteza

No texto, intitulado “Joao Fonseca Crumbles Under Pressure” (João Fonseca desmorona sob pressão), White descreve o contraste entre a expectativa criada após a vitória de Fonseca no Next Gen ATP Finals 2024 e o triunfo sobre Andrey Rublev no Australian Open 2025 com o desempenho recente do brasileiro.

Segundo o jornalista, Fonseca “parecia destinado à grandeza”, mas vem enfrentando uma verdadeira crise de confiança. Após bons resultados no início da temporada, incluindo uma campanha sólida em Buenos Aires e boas partidas em Wimbledon, o rendimento caiu e passou a gerar questionamentos por parte de torcedores e analistas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pressão, críticas e a chance de redenção

Ainda segundo a matéria, o brasileiro sente o peso da pressão crescente sobre seus ombros, especialmente nas redes sociais, onde as cobranças têm aumentado. Até mesmo nomes importantes do tênis mundial se pronunciaram. A ex-número 1 da WTA, Lindsay Davenport, comentou que o jovem enfrenta desafios típicos de quem desponta muito cedo:

“Obviamente, foi um ano extraordinário para João Fonseca, mas suas expectativas são muito maiores do que sair na primeira rodada… Você também precisa ser capaz de lidar com o jogo mental de um jovem de 18, quase 19 anos, e isso talvez tenha sido muito difícil este ano”, comentou no podcast do Tennis Channel e falas destacadas pelo portal Tennis365.

Com o Masters 1000 de Cincinnati no horizonte, João Fonseca terá a chance de dar uma resposta dentro de quadra. A imprensa internacional já trata o próximo torneio como um momento decisivo para o brasileiro.

PUBLICIDADE
Better Collective