Abel Ferreira, técnico do Palmeiras (Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Em entrevista coletiva no Allianz Parque, após a eliminação do Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Brasil 2025, contra o arquirrival Corinthians, Abel Ferreira evitou falar em saída do clube alviverde. Segundo ele, aquele não era o momento para falar sobre o assunto. Para o ex-jogador Casagrande, a “Era Abel” não chegou ao fim, mas o prestígio do técnico com boa parte dos torcedores diminuiu.
Em coluna publicada no UOL Esporte, o comentarista avaliou como fica a situação do treinador do Verdão a partir de agora. “Pode ser o fim do trabalho do Abel Ferreira? Eu não acredito, mas o seu trabalho não vai ter mais tolerância. Não terá mais o ‘mas’ pelos títulos que já ganhou, e que são vários. Nenhum título tapa o buraco de ser eliminado e perder um campeonato para o rival”, iniciou.
“A era do Abel Ferreira no Palmeiras, para mim, não acabou. Mas começa uma nova era: aquela em que ele não está mais na sua zona de conforto. Aquela em que discutir com jornalistas ou responder torcedores que criticam pode ser a gota d’água para tumultuar o ambiente”, continuou Casão, lembrando do mau humor com que o treinador atende os jornalistas frequentemente após os jogos.
Casagrande demitiria Abel?
Casagrande ainda admitiu que não pensaria em demitir o treinador neste momento, se fosse um dirigente do Verdão, mas que tomaria algumas medidas para colocá-lo nos trilhos novamente e evitar um conflito sem precedentes com algumas alas mais radicais da torcida alviverde, logo depois de uma eliminação doída para o arquirrival.
“Mas uma reunião para colocar ‘os pingos nos is’ seria imprescindível, porque agora ele precisa entender que o ambiente está totalmente hostil e desfavorável, e basta uma faísca para tudo pegar fogo. A discrição no trabalho, nesse momento, é a melhor escolha a ser feita. Não é o momento para bater de frente com ninguém, e sim para trabalhar em silêncio”, concluiu o ex-jogador.
Próximo jogo do Palmeiras
Depois da queda precoce na Copa do Brasil contra o arquirrival Corinthians, o Palmeiras não terá muito tempo para lamentar já que neste domingo (10) recebe a visita do Ceará, no Allianz Parque, em partida da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h (de Brasília). O time de Abel Ferreira é o terceiro colocado na classificação, com 33 pontos, atrás de Flamengo e Cruzeiro, ambos com 37.
Para a partida, o time paulista deverá contar com o retorno do zagueiro Bruno Fuchs, desfalque nos últimos dois compromissos por causa de edema na coxa esquerda. Além dele, o também zagueiro Murilo, fora desde o Mundial de Clubes para tratar uma lesão na coxa esquerda, está em transição física e deve ter condições de jogo. Desta forma, Micael deve deixar o time titular.

