Joe Burrow, estrela do Cincinnati Bengals. Foto: Andy Lyons/Getty Images
Joe Burrow teve uma temporada espetacular e digna de MVP da NFL em 2024, com 43 touchdowns e 4,918 jardas lançadas, sendo o líder absoluto nesses quesitos. Para efeito de comparação, Josh Allen, eleito o MVP, somou “apenas” 3,731 jardas e 28 TDs, enquanto Lamar Jackson, que ficou em segundo no prêmio, teve 4,172 jardas e 41 touchdowns.
Mas por qual motivo o quarterback não teve forças para superar Josh Allen e Lamar Jackson? A resposta é simples: o aspecto coletivo o limitou. Mesmo com números extraordinários do atleta, Cincinnati foi implodido pelas deficiências defensivas e falta de proteção ao QB, o que tirou a equipe dos playoffs.
Para a próxima temporada, Burrow é a aposta de muitos analistas e fãs para, finalmente, vencer o prêmio de MVP. Ele já mostrou que está pronto para voos altos por conta do seu grande talento, mas ainda precisa que seu time não o sabote.
O jovem terá novamente a concorrência de grandes nomes, como Lamar, que ganhou o prêmio em 2019 e 2023, Patrick Mahomes, vencedor em 2018 e 2022, e Allen, o atual MVP.
Até onde pode chegar o Cincinnati Bengals?
Apesar de alguns problemas no time, os Bengals alcançaram o Super Bowl na temporada 2021 após superar o então líder Tennessee Titans e o Kansas City Chiefs de Patrick Mahomes, mas perderam do Los Angeles Rams no jogo final. Na temporada seguinte, em 2022, a equipe bateu na final de conferência, porém dessa vez caiu para os Chiefs.
No geral, Cincinnati já mostrou grande competitividade e foi capaz de passar por cima dos próprios defeitos. Com um dos melhores quarterbacks da geração e a presença de um wide receiver top-2 como Ja’Marr Chase, esse ataque pode ser mais uma vez explosivo e levar longe a franquia.
O grande desafio é ser bom o suficiente nos dois lados da bola. A troca de Lou Anarumo para Al Golden como coordenador defensivo é um movimento importante, porém a incerteza contratual com Trey Hendrickson, o melhor defensor do time, é um problema que precisa ser resolvido.
No fim das contas, Joe Burrow tem totais condições para brigar pelo MVP e levar o time aos playoffs. O calendário da franquia não é dos mais difíceis e a boa notícia é a manutenção da força ofensiva.
Joe Burrow no top-4 da NFL
É praticamente unânime que Joe Burrow está entre os quatro melhores quarterbacks da atualidade. Ao lado de Patrick Mahomes, Lamar Jackson e Josh Allen, eles formam o que é chamado de “grupo de elite” dos QBs e são colocados em uma prateleira acima do restante da liga.
Algumas listas de veículos importantes foram divulgadas recentemente; confira a ordem dos melhores de três fontes dos Estados Unidos:
Fox Sports: Josh Allen, Mahomes, Lamar e Burrow;
ESPN americana: Mahomes, Josh Allen, Burrow e Lamar;
PFF: Mahomes, Joe Burrow, Lamar e Josh Allen.

