Jota Júnior trabalhava em jogos e programas do Grupo Globo (Reprodução/SporTV)
Jota Júnior comunicou que não irá mais voltar ao ofício de narrador. Demitido pelo Grupo Globo em março de 2023, o experiente locutor esportivo se mantém fora do ar desde então e fez uma manifestação sobre seu futuro numa rede social na última sexta-feira (7).
Em sua publicação, Jota Júnior afirmou que é muito importante ‘saber a hora de parar’, reforçando os 30 meses em que está sem trabalhar na mídia esportiva. “Primeiramente que os convites quase desaparecem por causa do etarismo e da filosofia correta de renovar o quadro de narradores. Depois vem a autoavaliação e o reconhecer que a garganta não é mais a mesma, o fôlego, a rapidez no raciocínio, pique para as maratonas de viagens e tudo mais”, escreveu o jornalista de 76 anos.
Jota Júnior repercutiu críticas a Galvão Bueno
Na postagem, Jota Júnior deu como exemplo Galvão Bueno, chamando atenção para as ressalvas que os torcedores vêm fazendo ao consagrado locutor em suas transmissões no Prime Video. “Recebo comentários sobre as narrações de Galvão Bueno no streaming com críticas, sejam por antipatia de alguns ou mesmo por falhas cometidas na troca de nomes e etc”, observou.
Ao analisar a dinâmica das coberturas ao vivo dos jogos que realizou durante os muitos anos de carreira na TV esportiva, Jota Júnior ponderou que, nos dias atuais, teria dificuldades para exibir a agilidade que se pede numa transmissão.
“Confesso que hoje não estaria apto a desenvolver um trabalho com a quase perfeição que se exige. Em resumo, passaria vergonha, comprometeria a jornada e burlaria a expectativa do telespectador”, avaliou Jota Júnior, que anteriormente declarou ser torcedor do Palmeiras e do Rio Branco de Americana.
Por fim, o comunicador confirmou sua aposentadoria definitiva. “Não é só abrir o microfone e falar. Temos que ter responsabilidade e respeito a quem nos defere com sua audiência. Passou. Foi bom enquanto a mente e o físico correspondiam”, concluiu, na mensagem que seria posteriormente apagada pelo narrador.
Foram 24 anos em que trabalhou na Globo
Na televisão, Jota Júnior teve passagens longas por duas emissoras. A primeira foi a Band, nas décadas de 80 e 90. No Grupo Globo, trabalhou entre 1999 e 2023, principalmente nos canais fechados SporTV e Premiere. A última transmissão do jornalista foi na partida Brasil de Pelotas 2×0 Ponte Preta, pela Copa do Brasil em 7 de março de 2023.

