Disputa de bola entre Alan Rodríguez e Allan em Flamengo x Internacional (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
O Flamengo largou na frente nas oitavas de final da Copa Libertadores da América contra o Internacional. Jogando no Maracanã, na noite desta quarta-feira, a equipe carioca venceu por 1 a 0, com gol de cabeça de Bruno Henrique ainda no primeiro tempo.
A partida de volta será realizada exatamente daqui a uma semana. Na próxima quarta-feira (20), às 21h30, Internacional e Flamengo se enfrentam no Beira-Rio para decidir quem avança às quartas de final. Com o resultado parcial, o Colorado precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis, ou por dois ou mais gols para garantir a classificação no tempo normal. Um empate ou nova vitória dos cariocas garante a vaga ao Rubro-Negro.
Primeiro tempo de amplo domínio dos mandantes
A primeira metade do jogo teve domínio claro do Flamengo. Os comandados de Filipe Luís foram superiores, com mais intensidade, posse de bola e poder ofensivo em relação aos gaúchos. O Rubro-Negro manteve 73% da posse e, por isso, criou mais oportunidades, enquanto o Colorado teve dificuldades na saída de bola e não conseguiu encaixar contra-ataques.
O gol do Flamengo saiu aos 27 minutos, em escanteio cobrado da direita por Luiz Araújo. A bola encontrou com precisão a cabeça de Bruno Henrique, que aproveitou o vacilo da defesa colorada para subir livre e cabecear no lado direito de Rochet.
Rossi, goleiro do Flamengo, foi um mero espectador na etapa inicial, o Inter não acertou nenhuma finalização no gol. Sem poder contar com Arrascaeta, o Flamengo apostou na velocidade e nas jogadas individuais de Samuel Lino, com Bruno Henrique sendo o principal finalizador da equipe.
Segundo tempo mais equilibrado e de poucas chances
O Internacional mudou a postura após o intervalo. Principalmente nos primeiros 20 minutos, o Colorado se posicionou melhor em campo e conseguiu manter mais a posse de bola, rondando a área adversária, embora sem levar perigo real ao gol do Flamengo.
Com mais alternância na posse, o segundo tempo no Maracanã foi marcado por um jogo mais truncado, com muita disputa nas intermediárias e poucas investidas perigosas nas áreas. O confronto perdeu intensidade ofensiva e teve poucas finalizações ao longo dos minutos.
As melhores chances vieram apenas na reta final. Aos 42 minutos, após finalização travada de Cebolinha, a bola sobrou para Luiz Araújo, que bateu de primeira, mas parou em uma boa defesa de Rochet. Aos 46, Vitinho recebeu no bico esquerdo da grande área, cortou para dentro e finalizou para uma defesa segura de Rossi.
Colorados mantêm a esperança
Com dois tempos distintos do Colorado, a torcida cobrou o Internacional pela grande diferença de atuação entre as duas etapas. A vantagem mínima de 1 a 0 está longe de definir o confronto, e os torcedores seguem com a esperança viva de classificação para as quartas de final.
Já pelo lado flamenguista, torcedores da equipe carioca criticaram a queda de desempenho entre os dois tempos e consideraram curta a vantagem construída em casa. Muitos relembraram o confronto de 2023 contra o Olimpia, do Paraguai, quando o Flamengo venceu por 1 a 0 no Maracanã (também com gol de Bruno Henrique), mas acabou sendo eliminado após perder por 3 a 1 fora de casa.
Próximos confrontos
Internacional e Flamengo terão uma sequência de três confrontos consecutivos. Isso significa que, no domingo (17), as equipes se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro, em partida válida pela 20ª rodada. A bola rola às 18h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Ficha técnica – Flamengo 1 x 0 Internacional (Libertadores 2025)
Data: 13/08/2025 (quarta-feira)
Horário: 21:30 (Brasília)
Local: Estádio Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: Darío Herrera
Cartões amarelos: Varela (Flamengo); Gustavo Prado (Internacional)
Gol: Bruno Henrique (Flamengo)
Escalação Flamengo: Rossi; Emerson Royal (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira, Alex Sandro; Allan (Evertton Araújo), Jorginho, Luiz Araújo, Plata (Carrascal), Samuel Lino (Everton Cebolinha); Bruno Henrique (Pedro). Técnico: Filipe Luís.
Escalação Internacional: Rochet; Aguirre, Vitão, Juninho, Bernabei; Thiago Maia (Gustavo Prado), Alan Rodríguez (Bruno Henrique), Alan Patrick, Bruno Tabata (Richard); Wesley (Vitinho), Ricardo Mathias (Borré). Técnico: Roger Machado.

