Home Futebol Caio Ribeiro aponta São Paulo como um dos maiores favoritos na Libertadores: “Deu azar no Brasileirão”

Caio Ribeiro aponta São Paulo como um dos maiores favoritos na Libertadores: “Deu azar no Brasileirão”

Comentarista da TV Globo acredita que lesões atrapalharam o Tricolor na tentativa de ser um dos concorrentes na competição nacional

Marcel Rauen
Marcel Rauen é jornalista formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) que atua na área esportiva há cerca de 15 anos. É fã e praticante de esportes em geral, mas principalmente de futebol. Escreve no Torcedores desde 2015 sobre o dia a dia dos clubes brasileiros e sobre a mídia esportiva
Caio Ribeiro aponta São Paulo como um dos maiores favoritos na Libertadores: “Deu azar no Brasileirão”

O time do São Paulo escalado na Libertadores 2025 (Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

Muitos analistas apontam que o elenco do São Paulo não consegue dar ao clube a regularidade para ser um dos postulantes ao título de competições longas como o Brasileirão. Para o ex-jogador Caio Ribeiro, o clube teve azar com as lesões frequentes de alguns de seus principais jogadores, o que minou nas chances de brigar pelas primeiras posições.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No entanto, nos torneios mata-mata, como a Libertadores, o comentarista da TV Globo tem total convocação de que o Tricolor é um dos principais favoritos ao título, mesmo tendo adversários difíceis até um possível final, como Botafogo e Palmeiras. Em entrevista no canal do ex-jogador Muller, no YouTube, Caio falou sobre esses assuntos.

“Eu acho que o São Paulo deu azar. Acho que a realidade do São Paulo para elenco é para brigar por (vaga na) Libertadores e não pelo título (do Brasileirão). Acho que para Copas, como a Libertadores, tem toda a mística do Morumbi…”, iniciou Caio Ribeiro, destacando que o time perdeu seus dois melhores jogadores no primeiro semestre por causa de lesões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Deu azar. Machucou Oscar, machucou Lucas. Ficou um período muito grande sem as duas maiores contratações, os dois melhores jogadores do time. O Lucas foi um lesão de joelho chatinha… E ele é o desafogo do São Paulo. Aí teve que apostar nos meninos, que deram uma resposta boa até”, completou o comentarista da Globo.

Ganha a Libertadores?

Se no Brasileirão o Tricolor não tem chances, na Libertadores a história é bem diferente. Caio Ribeiro acredita muito nas chances do time de Crespo na briga pelo troféu. “Acho (um dos favoritos). Acho que o São Paulo vem forte na Libertadores mesmo sabendo da dificuldade que é esse jogo contra o Atlético Nacional-COL e que, se passar, pega o Botafogo”

Críticas a Zubeldía

A má utilização dos melhores jogadores surgidos nas categorias de base foi a grande crítica de Caio Ribeiro ao trabalho de Luis Zubeldía, antecessor de Hernán Crespo como técnico do Tricolor. Para o comentarista, o ex-comandante são-paulino demorou demais para lançar os jovens atletas no início da temporada, algo que foi prejudicial na sequência do ano.

PUBLICIDADE

“Fui muito crítico ao Zubeldía, porque acho que o timming de usar os meninos foi completamente equivocado. O São Paulo está rico? Não. Tem o poder aquisitivo de Flamengo, Palmeiras e das SAFs para investir? Não. Então você tem olhar com carinho para a base. Usa o Paulista. Bota os moleques, deixa eles amadurecerem, criar casca. Aí chega no Brasileiro, nos mata-matas, os moleques estão prontos”, disse.

PUBLICIDADE

“Você não contratou, não colocou os moleques e teve que queimar etapas de lançar por necessidade e não por convicção. Essa é a minha grande crítica ao Zubeldía. Ele é bom treinador. Mas acho que ele usou muito mal a base e aí você vê o salto que deu com a chegada do Crespo. Lamento ainda que tenham vendido Lucas Ferreira, Alves… Agora não tem um elenco mais robusto”, avaliou Caio.

Próximo jogo do São Paulo

Após o empate “heroico” conquistado no duelo de ida das oitavas de final da Libertadores, contra o Atlético Nacional-COL, o São Paulo já se prepara para voltar a campo neste sábado (16) para mais um compromisso na 20ª rodada do Brasileirão. O adversário será o lanterna Sport, na Ilha do Retiro, às 18h30 (de Brasília). O time paulista tem cinco vitórias seguidas na competição nacional.

Better Collective