O lateral Marcos Rocha participa de treino do Palmeiras (Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
O Grêmio fechou a contratação do experiente lateral-direito Marcos Rocha, que vem do Palmeiras, para a sequência da temporada. O anúncio oficial deve ocorrer no fim de semana, depois do jogador de 36 anos se despedir dos antigos companheiros de clube que estão voltando do Peru, onde atuaram pelas oitavas de final da Libertadores.
A contratação não pode ser considerada a “cereja do bolo”, aquela que o empresário e pré-candidato a presidente do Imortal, Marcelo Marques, pretende ajudar financeiramente a trazer, mas pode significar uma excelente ajuda ao time de Mano Menezes, desde que não seja cobrado por aplicar intensidade e correria, segundo análise do jornalista Maurício Saraiva, da RBS TV.
Em sua coluna no “ge.com”, o comentarista esportivo comparou a contratação de Marcos Rocha com o excelente momento que viveu Léo Moura principalmente em 2017. “Marcos Rocha pode ser neste Grêmio o que Léo Moura foi naquele time vitorioso de Renato Portaluppi. Aos 36 anos, Marcos Rocha vai precisar jogar no atalho”, destacou Saraiva.
Experiência colocada à prova
“Multicampeão no Palmeiras, sua contribuição para o time inseguro de Mano Menezes pode ser imensa, desde que não se exija dele o fôlego e a intensidade de outros tempos. O tal jogador diferente a ser bancado pelo futuro presidente ainda não veio”, completou o jornalista, lembrando do reforço de peso desejado pelo clube – Róger Guedes foi descartado recentemente.
Marcos Rocha vai assinar vínculo até o fim de 2026 e será o quarto reforço contratado pelo clube gaúcho nesta janela de transferências da metade do ano. Antes já haviam sido confirmados o zagueiro Balbuena e o centroavante Carlos Vinicius. Além deles, o meio-campista Alex Santana havia chegado antes mesmo da parada para o Mundial de Clubes da Fifa.
Mais saídas no Grêmio?
Nesta semana, o Imortal confirmou as transferências do lateral Igor Serrote para o Al Jazira, dos Emirados Árabes, do meio-campista Carballo foi empestado ao Portland Timbers, dos Estados Unidos, do atacante Arezo foi negociado com o Peñarol-URU, além do meia Nathan Pescador, que teve seu contrato rescindido e está livre para procurar um novo clube na carreira.
Ao que tudo indica, no entanto, a “limpa” no elenco gremista não parou por aí e outros nomes também deverão deixar o clube em breve. São os casos do lateral-esquerdo Luan Cândido, contratado do Red Bull Bragantino, mas que não caiu nas graças da torcida, o zagueiro Jemerson, que teve uma sondagem recente do Athletico-PR e que não vem sendo utilizado, além do lateral-direito João Lucas.
Por fim, o goleiro Gabriel Grando, atual reserva de Tiago Volpi na meta gremista, esteve na mira do Palmeiras recentemente, mas a saída não foi concretizada. O jogador pretende jogar com mais frequência e há a possibilidade de ser vendido nesta janela de transferências. Vale lembrar que o seu contrato termina no final de 2026.

