Samuel Lino, em ação contra o Atlético-MG (Gilvan de Souza/Flamengo)
O Flamengo assumiu em 2025 uma cara cada vez mais europeia. Dos jogadores contratados e ainda os que já estavam no elenco, a maioria esmagadora já atuou no Velho Continente com grande destaque – o clube tem até o espanhol Saúl Ñíguez. Mas por que o clube tem atraído tanto os jogadores de lá? Samuel Lino responde.
Depois de anos se destacando no Atlético de Madrid, o atacante foi comprado pelo Rubro-Negro nesta temporada em um acordo que pode chegar até 25 milhões de euros (R$ 159 milhões na cotação atual). Ou seja, o time carioca conta com um poderio financeiro para fazer contratações caríssimas nesse momento, além disso, a disponibiliza grande estrutura de treinamentos para a evolução dos atletas.
“Cada jogador tem seus objetivos e seus sonhos. O Flamengo é um clube gigantesco que proporciona grandes condições aos jogadores. Então, acho que isso que faz com que jogadores da Europa sejam atraídos para jogar no Brasil e no Flamengo. É um grande clube que tem grandes condições, grande estrutura. Hoje vejo o clube acima de muitos clubes europeus. Um gigante da América do Sul”, explicou Samuel Lino, após a classificação rubro-negra às quartas de final da Libertadores.
Nesta temporada, além de Lino e Saúl, já citados, o time carioca ainda trouxe o ítalo-brasileiro Jorginho, que passou a carreira toda na Europa e foi até campeão da Eurocopa com a Itália, Danilo, que atuou em clubes como Real Madrid, Juventus e Manchester City, além de Emerson Royal, que vinha atuando no Milan, mas também já defendeu Tottenham e Betis entre outros.
Classificação na Libertadores
O Flamengo conseguiu a classificação para as quartas de final da Libertadores ao vencer novamente o Internacional, por 2 a 0, no Beira-Rio – já havia vencido o adversário no duelo de ida, no Maracanã, por 1 a 0 – e agora vai pegar o Estudiantes, da Argentina, na próxima fase. O técnico Filipe Luís exaltou o encaixe dos novos reforços no time carioca.
“Nosso grupo está se reinventado, são muitas peças novas que chegaram, algumas importantes que saíram. Está com um espírito novo, então era muito importante essa vitória para dar força e credibilidade para esse grupo, que já era muito forte e tem tudo para se fortalecer ainda mais”, destacou Filipe Luís, lembrando da reformulação que o elenco vem passando em 2025.
Flamengo pega o Vitória no Brasileirão
Líder do Brasileirão, o Flamengo não quer deixar o embalo diminuir e volta aos treinamentos de olho no jogo da próxima segunda-feira (25) contra o Vitória, no Maracanã, pela 21ª rodada da competição nacional. A bola rola a partir das 21h (horário de Brasília).
“A única coisa que passa na minha cabeça é o Vitória na segunda-feira. Estamos longe de conquistar títulos, longe de conquistar o título da Libertadores, faltam cinco jogos. Falta um returno inteiro do Campeonato Brasileiro e falta muita coisa”, avaliou o treinador rubro-negro sobre as chances de levantar os troféus do Brasileirão e da Libertadores em 2025.

