Sampaoli enfrenta desafio na altitude de La Paz (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)
Mais do que o Bolívar, o Atlético-MG terá outro grande desafio pela frente nesta quarta-feira (17): os 3.600 metros da altitude de La Paz. Às 19h (de Brasília), o Galo entra em campo para a primeira partida das quartas de final da Sul-Americana. Será a estreia de Sampaoli no torneio.
Qual o histórico do Atlético-MG na altitude?
Jogar acima do nível do mar é um desafio para os brasileiros e com o Atlético-MG não é diferente. Historicamente o Galo sofre com a altitude. São 21 jogos no total e somente quatro vitórias. A equipe também tem sete empates e nove derrotas. Um aproveitamento de 31%.
A última vitória do Galo na altitude aconteceu pela Libertadores de 2016. Na ocasião, venceu o Melgar por 2×1. Porém, é importante ressaltar que a altitude de Arequipa, local da partida, era de “apenas” 2.300 metros. Ou seja, 1.300 metros a menos que a desta quarta-feira.
Desde o triunfo em 2016, o Atlético-MG foi à altitude em outras cinco oportunidades. E o retrospecto recente pode ser considerado animador. Isso porque apesar de perder para o Del Valle em 2016 e para o Jorge Wilstermann em 2017, o Galo vem de três empates consecutivos atuando acima do nível do mar.
- Independiente del Valle 1 x 1 Atlético Quito, Equador (2.850m) – Copa Libertadores de 2022
- Millonarios 1 x 1 Atlético – Bogotá, Colômbia (2.600m) – Copa Libertadores de 2023
- Cienciano 0 x 0 Atlético – Cuzco, Peru (3.400m) – Copa Sul-Americana de 2025
Com passagem pelo Atlético-MG e ídolo do Bolívar, o atacante Fabio Gomes deu entrevista à Rádio Itatiaia e apontou o empate como um ótimo resultado para o Galo, que decidirá a vaga em casa.
“É difícil jogar na altitude. Vai ser muito difícil. O importante é o Galo ir lá e não perder, sendo sincero, porque lá eles são muito fortes”, disse.
Prováveis escalações de Bolívar x Atlético-MG
PROVÁVEL ESCALAÇÃO BOLÍVAR: Lampe; Echeverría, José Sagredo, Torrén, Yomar Rocha; Robson Matheus, Justiniano, Melgar, Batallini, Cauteruccio e Pato Rodríguez.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO ATLÉTICO-MG: Everson; Natanael (Menino), Lyanco, Junior Alonso, Guilherme Arana; Fausto Vera (Alexsander), Alan Franco, Gustavo Scarpa, Igor Gomes, Cuello, e Hulk.
Onde assistir Bolívar x Atlético-MG pela Sul-Americana
- Bolívar x Atlético-MG – Quartas de final da Sul-Americana (ida)
- Data: 17 de setembro (quarta-feira)
- Horário: 19h (de Brasília)
- Local: Estadio Hernando Siles, La Paz – Bolívia
- Onde assistir: ESPN e Disney+ (streaming)

