Palmeiras x River Plate pela Libertadores 2020 - Nelson Almeida – Pool/Getty Images
O relógio já havia entrado nos 10 minutos finais da partida da volta da semifinal da Copa Libertadores 2020. No jogo de ida, na Argentina, o Palmeiras venceu o River Plate por 3×0, e agora perdia no Allianz Parque por 2×0.
Minuto 83, o zagueiro do Verdão, Emerson Santos, em cima da linha do gol, protagonizou o lance que ficou marcado por todos os torcedores do Palmeiras, salvando a bola chutada por Paulo Díaz e despachando-a para longe da meta Alviverde. Assim, esse lance foi celebrado da mesma maneira que o gol de Breno Lopes na final contra o Santos, em que o Verdão levantou a taça da Libertadores.
Com mais uma semifinal contra o River Plate na competição, a lembrança de 2020 volta à tona e Emerson Santos falou sobre o lance e tudo sobre aquele jogo à ESPN.
“Todo palmeirense lembra desse lance. Muita gente fala da final, quando o Breno Lopes faz o gol de cabeça, mas muita gente também lembra que se não fosse esse lance, o do Breno não teria acontecido, e o Palmeiras não estaria na final”, exalta Emerson Santos, hoje no América-MG.
Ainda, Emerson Santos relembra que foi elogiado por ‘anular’ De la Cruz, um dos grandes jogadores daquele River Plate de 2020.
“A gente desce para o vestiário comemorando, todo mundo me abraça e fala comigo. O Felipe Melo estava assistindo ao jogo e diz que fiz uma excelente partida: ‘Cara, você anulou De la Cruz ali na frente da nossa zaga’”.
Emerson Santos chegou ao Palmeiras em 2018, é emprestado e retorna em 2020
O zagueiro chegou ao Verdão em janeiro de 2018, depois, com pouco espaço no time, é emprestado ao Internacional, clube no qual ficou até o final de 2019, retornando em 2020, antes da chegada de Abel Ferreira.
Nesse sentido, Emerson Santos vê o treinador português com papel importante em sua carreira, demonstrando como seria útil dentro de campo: “Ele começou a me colocar de volante, eu me questionava, achando que estava sem espaço na zaga. Mas então ele me chama e fala justamente o contrário, que eu tinha qualidades e por isso queria me testar naquela posição”, finaliza Emerson Santos.
Palmeiras e River Plate acontece nesta quarta-feira (24)
Nesta quarta-feira (24), Palmeiras e River Plate decidem quem avança para as semifinais da Copa Libertadores 2025. As equipes se enfrentam às 21h30, no Allianz Parque, e a partida terá transmissão pela TV Globo.
No jogo de ida, o Verdão venceu os argentinos por 2×1 e agora tem a vantagem de jogar em casa por um empate. Caso o River vença por um gol de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis.

