Lionel Messi celebra a vitória na Copa do Mundo em 2022. (Foto: AP Photo/Martin Meissner/ Alamy )
A novidade, claro, já tem precedentes, pois a Copa do Mundo de 2022 no Catar foi realizada no inverno, devido ao calor extremo do verão no país. E em 2034, a caravana do futebol seguirá para a Arábia Saudita, onde a situação será semelhante.
Mas o presidente da FIFA, Gianni Infantino, quer tornar possível, de forma geral, que a Copa do Mundo aconteça no inverno. Em uma reunião com os Clubes de Futebol Europeus, ele declarou: “Estamos constantemente discutindo isso. Não se trata apenas de uma Copa do Mundo, mas de uma visão geral. Até mesmo em alguns países europeus é muito quente em julho.”
Infantino deseja reformular todo o calendário do futebol: “O melhor mês para jogar futebol é junho, mas na Europa não se aproveita muito isso. Talvez possamos otimizar o calendário. Vamos ver quando chegaremos a conclusões específicas. Precisamos apenas manter a mente aberta.”
A revista Voetbal International, no entanto, aponta que não devemos esperar mudanças rápidas: “O calendário da FIFA está definido até o final de 2030, o que significa que as declarações de Infantino na quinta-feira parecem ser mais uma tentativa de abrir a discussão para o período que antecede a Copa do Mundo na Arábia Saudita. Em 2030, Marrocos, Portugal e Espanha sediarão o Mundial, embora Argentina, Paraguai e Uruguai também sejam anfitriões de uma partida.”

