Barcelona de Lamine Yamal pode jogar no Brasil (Crédito: PRESSINPHOTO SPORTS AGENCY / Alamy Stock Photo)
O Barcelona tem a possibilidade de jogar no Brasil em sua viagem de pré-temporada, no próximo verão europeu, em julho de 2026. Uma proposta chegou ao clube, que avalia e, segundo o jornal espanhol ‘Sport’, a diretoria trata o país como um destino capaz de gerar forte engajamento da torcida, devido à cultura futebolística intensa.
Afinal, seria a primeira vez do Barcelona no país, que tem grande potencial de fãs. A ideia seria aproximar os brasileiros nos treinos e jogos amistosos.
Brasil não é a única opção do Barcelona
Ainda segunda a publicação, o Brasil é “um candidato atrativo”, mas não o único. Houve contatos informais de interessados em levar a turnê a outros países, inclusive na América do Sul. Além, também de Estados Unidos e Japão, dois já tradicionais destinos dos clubes europeus no meio do ano e que receberam o clube catalão recentemente.
A diretoria busca o pacote mais viável financeiramente e que ofereça boas condições de logística. As conversas ainda são embrionárias com os concorrentes, mas não há nada oficial por enquanto. No momento, há apenas coleta de ofertas e avaliação de cenários, segundo o jornal espanhol.
A única certeza é que, um ponto tratado com cuidado, é o deslocamento dentro do país escolhido. A intenção é reduzir ao máximo voos internos para evitar desgaste aos jogadores e perda de tempo dos treinos de preparação para a temporada.
Leia também: Ex-técnico da Espanha alerta risco de carreira de Yamal: ‘Não vai durar muito’
Villarreal confirmado
O ano de 2026 torna o Brasil como uma opção viável para as turnês dos europeus por dois motivos. Um deles é o fato de o Brasileirão estar parado em junho e julho, por causa da Copa do Mundo.
O outro é o aumento no investimento na Vitória Cup. Com novos investidores, a empresa especializada em organizar torneios internacionais amistosos prepara uma edição no meio de 2026. O Barcelona seria a grande atração.
Um dos confirmados é o Villarreal, que estreará no Brasil. O clube espanhol, que tem parceria com o Resende, do Rio, e a Academia Pelé, confirmou sua participação recentemente na Vitória Cup.
“É um passo importante para nós por tudo o que representa em nível esportivo e internacional. Queremos aumentar nossa presença em um país com uma tradição futebolística tão rica”, declarou o CEO do Villarreal, Fernando Roig Negueroles.
Leia mais: Pesquisa da CBF aponta ranking de torcidas; Flamengo lidera com folga
Outros europeus a caminho do país
A expectativa é marcar outros confrontos entre brasileiros e sul-americanos contra europeus. Botafogo e Santos também estão confirmados, assim como Santa Cruz, Olimpia, Sporting Cristal, América de Cali e Vélez Sarsfield.
Entre os europeus, além do Barcelona, há outros clubes cotados para jogarem no Brasil: Olympique de Marseille, Atlético de Madrid, Girona, Fiorentina e West Ham.

